Conteúdo da Notícia

Juizado da Mulher de Fortaleza incentiva doação de cabelos para pacientes com câncer e reforça a proteção e amparo ao público feminino

Ouvir: Juizado da Mulher de Fortaleza incentiva doação de cabelos para pacientes com câncer e reforça a proteção e amparo ao público feminino

Além de amparar e proteger o gênero feminino contra a violência doméstica, o I Juizado da Mulher de Fortaleza realizou campanha de doação de cabelos para pacientes com câncer de mama. A iniciativa, que fez parte das ações do Outubro Rosa no âmbito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ocorreu na Casa da Mulher Brasileira, na tarde desta terça-feira (19/10). O evento contou com o apoio de uma equipe de cabeleireiros profissionais. As doadoras também receberam, gratuitamente, tratamento (botox orgânico ou hidratação) e escova.

“Estamos promovendo diversas ações que estimulam as pessoas a doarem cabelos para mulheres com câncer. É o Poder Judiciário engajado em causas sociais. Hoje, nós não nos preocupamos apenas com a causa judicante, mas estamos atuando muito além disso. A campanha de doação de cabelos é um lindo ato de solidariedade”, destacou a juíza titular do I Juizado da Mulher da Capital, Rosa Mendonça.

A magistrada disse que as mulheres precisam ainda mais do amparo da Justiça quando se encontram acometidas com doenças graves, como o câncer. “Muitas vítimas de violência doméstica sofrem ainda mais quando são diagnosticadas com doenças como o câncer. O Juizado da Mulher de Fortaleza está aqui para dizer que elas podem contar conosco. Temos que unir nossas forças. Às mulheres que precisam de amparo para fazer seus tratamentos médicos com calma e tranquilidade, é importante dizer que elas podem acionar a Justiça para tirar o agressor de seu lar. Estamos aqui para amparar, proteger e, sobretudo, para mostrar que estamos juntos nesta luta”.

EMPATIA E SOLIDARIEDADE
A pré-adolescente Ana Júlia Gurgel, de 12 anos, compareceu à Casa da Mulher Brasileira para fazer sua doação. É a segunda vez que ela doa cabelos para campanha do Outubro Rosa. “A gente tem que ser solidário e ajudar outras pessoas, porque essa atitude de ajudar mulheres que têm câncer, doando cabelos e fazendo perucas, acaba deixando elas mais felizes”, disse.

Juíza Rosa Mendonça e sua equipe, voluntários do projeto “Um pedacinho de amor não dói” e funcionários da empresa de cosméticos que doou o material e trouxe os cabeleireiros

A analista judiciária, Juliana Gurgel Nogueira, ressaltou a necessidade de ter empatia com o próximo. “Ajudar e ser empática com o outro é essencial, principalmente nós que trabalhamos com o poder público. Como servidora do Poder Judiciário há nove anos, eu acredito que esta iniciativa de doar cabelos às mulheres que precisam, vai além do serviço público. É uma solidariedade com a população. É uma ação simples que pode mudar vidas”.

Camila Rodrigues, assistente técnica na Casa da Mulher Brasileira também fez sua doação. Ela enfatizou que a luta das mulheres contra o câncer de mama é um tema que a interessa bastante. “Perder cabelos acaba destruindo a autoestima dessas pessoas. É  necessário ajudar e  ter empatia, pois ter acesso a uma peruca não é algo fácil e barato. Essa iniciativa do Judiciário é importantíssima. Que outros órgãos públicos e, também privados, abracem essa ideia”.

Por fim, a cabeleireira responsável pelos cortes de cabelos, Aline Ramos, reforçou a importância de seu trabalho em campanhas sociais. “Como mulher e cabeleireira profissional, eu acho muito justo e coerente participar de campanhas como esta, que ajudam as pessoas, por meio do trabalho”.

PROJETO UM PEDACINHO DE AMOR NÃO DÓI
As ações para doação de cabelos foram feitas em parceria com voluntários da ONG e do Projeto “Um pedacinho de amor não dói”. O I Juizado da Mulher de Fortaleza firmou parceria com a ONG e será um ponto de coleta de mechas de cabelos. A Unidade também encaminhará mulheres que precisam de peruca, mas não tem como arcar com os custos. As doações são de mechas de todos os tipos de cabelos, naturais ou com química, desde que tenham tamanho mínimo de 15 centímetros e estejam limpos e secos.

O Fórum Clóvis Beviláqua também está realizando ações da Campanha Outubro Rosa. Nessa segunda (18/10), além dos cortes de cabelos para doação, ocorreu a palestra sobre “O Outubro Rosa como Promoção de Saúde e autocuidado”, com a servidora da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Ana Valéria Escolástico Mendonça, que também é coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará.

PROGRAMAÇÃO
A Campanha do Outubro Rosa, realizada pelo Judiciário cearense, segue com a programação pelos dias 21, 27 e 29 deste mês, no Fórum Clóvis Beviláqua. Nesta quinta-feira (21/10), em parceria com a Faculdade Unyleya, serão ofertados serviços de beleza (manicure, corte de cabelo e hidratação), além da aferição de pressão e orientações sobre prevenção ao câncer de mama. No dia 27, haverá uma solenidade, às 11h, com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, das juízas Rosa Mendonça (titular do I Juizado da Capital) e Ana Cristina Esmeraldo (diretora do Fórum Clóvis Beviláqua); e de representantes da Defensoria Pública e da Associação Cearense de Magistrados (ACM), onde serão doados lenços e kits de higiene para a Associação Nossa Casa. Por fim, no dia 29, a fisioterapeuta oncológica Letícia Tavares realizará uma palestra, às 15h, com o tema: “Por que só o autoexame não é suficiente?”.