Conteúdo da Notícia

Juíza Joriza Magalhães é escolhida nova desembargadora do TJCE em eleição inédita com cinco mulheres nas primeiras colocações

Ouvir: Juíza Joriza Magalhães é escolhida nova desembargadora do TJCE em eleição inédita com cinco mulheres nas primeiras colocações

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu, nesta sexta-feira (04/02), a mais nova desembargadora estadual. A juíza Joriza Magalhães Pinheiro foi eleita pelo critério de merecimento, após figurar por três vezes entre os três juízes mais bem pontuados. O pleito foi marcado pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista que define o novo desembargador, pela primeira vez em 148 anos de história da Corte.

Escolhida numa relação que contava ainda com as magistradas Rosilene Ferreira Facundo e Jane Ruth Maia de Queiroga (segundo e terceiro lugar), Joriza Magalhães será a 15ª mulher a assumir o cargo de desembargadora na atual composição do TJCE. Os quarto e quinto lugares foram ocupados pelas juízas Silvia Soares de Sá Nóbrega e Andréa Mendes Bezerra Delfino.

A chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ressaltou a relevância da lista formada por magistradas entre as primeiras colocadas. “São mulheres que vêm construindo suas histórias, buscando seus espaços dentro da Instituição. Meus parabéns a todas.”

Após a eleição, a presidente do TJCE também desejou boas vindas à nova integrante da Corte. “É uma magistrada que sempre correspondeu a todas as expectativas da Instituição. Tenho a emoção de externar o meu carinho, minha admiração e o meu reconhecimento por todo o seu trabalho. Os nossos parabéns e votos de muito sucesso na sua vida pessoal e profissional”, destacou.

Vice-presidente do Judiciário cearense, desembargador Abelardo Benevides também cumprimentou a nova desembargadora, elogiando seu trabalho como magistrada. “É uma das melhores magistradas do estado do Ceará. Uma pessoa exemplar, de méritos inegáveis. Não obstante seu extenso currículo, o mais importante são seus valores, que conheço há mais de 20 anos, e sua atuação em prol da sociedade.”

Joriza Magalhães agradeceu os cumprimentos e enfatizou que “é com muita honra e responsabilidade que recebo esse novo desafio profissional, sempre com o propósito de servir da melhor forma possível à sociedade. E registro que estou especialmente feliz em figurar em uma lista tríplice feminina, porque visualizo que a instituição judiciária está cada vez mais valorizando as mulheres e reconhecendo seus méritos.”

A magistrada assumirá o cargo vago com a aposentadoria do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. Na ocasião, a presidente falou sobre a importância do magistrado para o Tribunal. “O grande mestre Mendes deixa o seu legado à justiça cearense. Legado de um grande magistrado e um grande professor, de um homem de muita espiritualidade. Receba, desembargador Mendes, a gratidão de cada um que integra o Poder Judiciário cearense, por ter tido a oportunidade ter bebido dos seus conhecimentos”, concluiu.

PERFIL
Natural de Fortaleza, Joriza Magalhães Pinheiro bacharelou-se em Direito em 1991, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui ainda especialização em Aperfeiçoamento de Magistrados e mestrado pela UFC, além de MBA em Direito: Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1994, ingressou na magistratura cearense. Foi titular das Comarcas de Novo Oriente, Icó, da 2ª Vara Cível de Aracati e do Juizado Especial Cível e Criminal e 3ª Vara de Sobral. Também atuou como titular da 6ª Vara do Júri e da 9ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. Também exerceu suas atividades na 6ª Turma Recursal, entre 2009 e 2011. A magistrada assumiu ainda o cargo de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na categoria juíza de Direito, por dois biênios. Permaneceu como juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE entre 2018 e 2021 e juíza auxiliar da Presidência de 2021 a fevereiro de 2022.