Conteúdo da Notícia

Juíza explica sobre sistema dos Juizados Especiais para estudantes de escola pública de Messejana

Juíza explica sobre sistema dos Juizados Especiais para estudantes de escola pública de Messejana

Ouvir: Juíza explica sobre sistema dos Juizados Especiais para estudantes de escola pública de Messejana

A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, diretora do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira, falou sobre o sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Tempo Integral Professora Telina Barbosa da Costa, localizada no bairro Messejana, em Fortaleza.
Na ocasião, a magistrada destacou que os Juizados Especiais são um importante meio de acesso à Justiça, permitindo aos cidadãos solucionar conflitos de forma rápida e eficiente.
Também informou aos jovens que as unidades julgam, na área cível, causas menos complexas, tais como: ações de ressarcimento por danos causados em acidentes de veículos; cobrança de seguro; entre outros. Já na esfera criminal, realizam o julgamento de infrações penais de menor potencial ofensivo. Além das explicações, a juíza respondeu questionamentos feitos pelos estudantes.
A magistrada disse ter gostado bastante da palestra, como forma de ajudar na construção da cidadania. Ressaltou ainda que a iniciativa é “extremamente salutar, porque inspira e contribui de alguma maneira na formação desses jovens”.
A iniciativa fez parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça. Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.