Conteúdo da Notícia

Juiz nega liberdade para acusado de traficar  drogas sintéticas em festas raves

Juiz nega liberdade para acusado de traficar drogas sintéticas em festas raves

Ouvir: Juiz nega liberdade para acusado de traficar drogas sintéticas em festas raves

O juiz Flavio Vinicius Bastos Sousa, titular da 3ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas, manteve a prisão preventiva de Francisco Bertoudo Araújo de Souza, acusado de traficar drogas sintéticas em festas raves de Fortaleza. O réu foi preso em flagrante no último dia 28 de junho, juntamente com Ricardo Ubiratan Barros Leal Filho e Paulo Henrique Ferreira. Todos tiveram a prisão preventiva decretada em Audiência de Custódia.
Segundo a decisão do juiz Flavio Vinicius, publicada no Diário da Justiça da última quarta-feira (28/09), “há nos autos provas suficientes de que a droga apreendida seria destinada à mercância, havendo indícios de que os autuados são envolvidos em uma rede de distribuição de drogas em larga escala. A medida constritiva serve, portanto, para assegurar a ordem pública, haja vista que o tráfico de entorpecentes produz um efeito nefasto em nossa sociedade”.
O CASO
Conforme o auto de prisão em flagrante, ao saberem de uma festa rave que aconteceria no dia 10 de julho em Caucaia, policiais civis intensificaram o monitoramento a Ricardo Ubiratan, suspeito de utilizar seu táxi para traficar drogas sintéticas, maconha e skank. Ainda de acordo com o processo, ele atuava com o traficante conhecido por R9, preso em Santa Catarina, mas que teria mantido conexões criminosas no Ceará e Rio Grande do Norte, enviando drogas do sul do País.
No dia 28 de junho, os policiais flagraram Ricardo recebendo em seu táxi, na avenida Gomes de Matos (Parangaba), uma remessa de 1 kg de maconha de Paulo Henrique Ferreira. Ambos tentaram fugir e resistiram à prisão. Na residência de Paulo Henrique, os policiais apreenderam 60 kg de maconha e 5 kg de skank.
Já na pousada onde Ricardo residia foram apreendidos 5 kg de skank, material para embalar droga, balança de precisão e aproximadamente 330 comprimidos de ecstasy. Ele teria afirmado que a droga seria de Bertoudo, que também já era alvo de investigações pelos policiais há alguns meses. Segundo as apurações, Bertoudo estaria associado a R9, recebendo 60% da droga trazida de Santa Catarina para o Ceará, além de recrutar jovens para vender drogas sintéticas nos dias que antecedem as festas “rave” e durante os eventos.
Informados de que Ricardo encontraria Bertoudo à tarde para prestar contas do tráfico, os policiais foram até o local marcado e autuaram o réu em flagrante, que tentou resistir à prisão. No carro dele foram encontrados 60 comprimidos de ecstasy.