Conteúdo da Notícia

Coordenadora do Cejusc orienta juízes das Varas Cíveis sobre mediação digital

Coordenadora do Cejusc orienta juízes das Varas Cíveis sobre mediação digital

Ouvir: Coordenadora do Cejusc orienta juízes das Varas Cíveis sobre mediação digital

A juíza Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), esteve reunida nesta segunda-feira (03/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, com juízes e servidores das Varas Cíveis para apresentar o funcionamento do Sistema de Mediação Digital.
No encontro, a magistrada destacou que “o sistema busca a agilização e simplificação na resolução dos conflitos em que uma das partes seja uma das grandes empresas cadastradas”. Já estão cadastrados os bancos Bradesco Financiamentos, HSBC, Itaú, Citibank, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outras instituições financeiras.
Para participar basta se cadastrar no Sistema de Mediação Digital no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com o cadastramento da empresa, o autor do processo judicial poderá se cadastrar e apresentar seu pedido, baseado em uma tabela exemplificada disponível no próprio sistema.
A partir de então, as partes poderão trocar mensagens, e a empresa terá 20 dias para dar resposta à proposta do autor do processo. Se o demandante estiver de acordo com a resposta, o magistrado, cadastrado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), homologará o acordo.
Caso não haja acordo, o usuário poderá avaliar o negociador da empresa, o que permitirá uma identificação da qualidade do serviço prestado por seus negociadores, possibilitando, assim, um aprimoramento das negociações.
VANTAGENS
Entre as vantagens da Mediação Digital a juíza cita a celeridade, a facilidade, a efetividade e a economia do serviço, que é totalmente gratuito. Aqueles que tiverem interesse em aderir à plataforma devem acessar o site www.cnj.jus.br/mediacaodigital. As empresas que tiverem dúvidas sobre como se cadastrar podem enviar e-mail para cejuscfcb@tjce.jusc.br.