Conteúdo da Notícia

Juiz José Ricardo Vidal Patrocínio é empossado como diretor  do Fórum Clóvis Beviláqua

Juiz José Ricardo Vidal Patrocínio é empossado como diretor do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Juiz José Ricardo Vidal Patrocínio é empossado como diretor do Fórum Clóvis Beviláqua

Os juízes José Ricardo Vidal Patrocínio e Ijosiana Cavalcante Serpa foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua para o biênio 2017/2019. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (01/02), no auditório do 1º Salão do Júri do Fórum. Na ocasião, também foram assinadas as portarias de nomeação dos juízes que formam a nova Diretoria.
A cerimônia foi presidida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores e operadores do Direito, além de familiares e amigos do novo diretor e do diretor que se despede do cargo, juiz José Maria dos Santos Sales.
O desembargador Gladyson Pontes ressaltou que o juiz José Ricardo Patrocínio foi escolhido para comandar o Fórum sabendo do desejo dele de que a administração fosse participativa e colaborativa com os demais magistrados e servidores da unidade. “Queria replicar, aqui no Fórum, a gestão que pretendo empreender em todo o Poder Judiciário, especialmente naquilo que me compete dentro do Tribunal. Nós iremos construir uma gestão unida, num só pensamento: a elevação do Judiciário cearense”. Ele ainda agradeceu ao juiz José Maria dos Santos Sales por todo o esforço e dedicação à frente do Fórum.
Também titular da 19ª Vara Cível da Capital e juiz eleitoral da 118ª Zona, o juiz José Ricardo destacou que “todos nós, servidores públicos responsáveis, devemos a cada dia aprimorar o serviço público essencial que nos é confiado, e mostrar que realmente somos essenciais. E só com muito trabalho, tanto de magistrados como de servidores e de colaboradores, alcançaremos o reconhecimento do contribuinte. Destaco que certamente a magistratura cearense tem a consciência de seu papel e está toda engajada nesse desafio”.
Ao transmitir o cargo, o juiz José Maria dos Santos Sales fez uma série de agradecimentos, incluindo familiares, magistrados, servidores e integrantes de instituições com as quais manteve contatos na gestão. Agradeceu, em especial, à desembargadora Iracema Vale.
O magistrado ressaltou que procurou “exercer uma liderança democrática, transparente e compartilhada, sempre com o objetivo de oferecer uma melhor prestação jurisdicional a todos aqueles que procuram o judiciário clamando por justiça”. Ao final, ele parabenizou os novos gestores do Poder Judiciário.
Durante solenidade, o juiz José Maria ainda enumerou diversas ações de sua gestão como: a continuação do projeto de digitalização do acervo físico de processos judiciais; a instalação de Secretarias Judiciárias Únicas de 1º Grau (duas de Família e uma de Execução Penal) e a viabilização da instalação da Vara Única Privativa de Audiências de Custódia.
AUXILIARES
Na solenidade, o novo diretor também nomeou os juízes que irão atuar como auxiliares da Diretoria no biênio 2017/2019. “Procurei formar uma equipe com aqueles profissionais que têm consciência do importante papel institucional que desempenham na cena jurídica e social”, explicou o juiz José Ricardo Patrocínio, que estará à frente também da Distribuição de 1º Grau. A nova vice-diretora Ijosiana Cavalcante Serpa (titular do 24º Juizado Especial) continuará coordenando os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e o Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, passando a coordenar também os da Fazenda Pública.
O juiz Demétrio Saker Neto, titular da 6ª Vara Cível da Capital, coordenará as Varas Cíveis. As Varas de Família e de Sucessões passam a ser coordenadas pelo juiz José Mauro Lima Feitosa (titular da 15ª Vara de Família). A juíza Jacinta Inamar Franco Mota (titular da 13ª Vara Criminal) assume a coordenação das Varas Criminais, de Delitos de Tráfico de Drogas, de Execução Penal e Corregedoria de Presídios, Juízo Militar, do Júri, de Trânsito e de Penas Alternativas.
O juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava (titular da 10ª Vara da Fazenda Pública) será o coordenador das Varas da Fazenda Pública, Recuperação de Empresas e Falências, Registros Públicos e de Execução Fiscal e Crimes contra a Ordem Tributária. O juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves (titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude) coordenará as Varas da Infância e da Juventude.

O juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato, titular da 21ª Vara Cível, continua à frente da Coordenadoria de Cumprimento de Mandados Judiciais (Coman). A juíza auxiliar Jovina D’Ávila Bordoni assumirá a coordenação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (do qual ela já era coordenadora adjunta). Já juíza Silvia Soares de Sá Nóbrega (titular da 2ª Vara de Registros Públicos) será a coordenadora da Ouvidoria do Fórum.
Também estiveram presentes na solenidade o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Francisco Darival Beserra; a vice-procuradora geral da Justiça (em exercício), Vanja Fontenele Pontes; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Ceará (OAB/CE) Roberta Vasques; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa; a defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, e a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França.
A solenidade contou ainda com a presença dos desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva, Vera Lúcia Correia Lima, Paulo Francisco Banhos Ponte, Francisca Adelineide Viana, Francisco Gomes de Moura, Carlos Alberto Mendes Forte, Maria Iraneide Moura Silva, Paulo Airton Albuquerque, Clécio Aguiar de Magalhães e Franscisco José Martins Câmara.