Conteúdo da Notícia

TJCE incentiva a doação de mechas de cabelo e de lenços para pessoas em tratamento contra o câncer

Ouvir: TJCE incentiva a doação de mechas de cabelo e de lenços para pessoas em tratamento contra o câncer

Quem superou o câncer sabe a importância da autoestima e autoconfiança para o tratamento da doença. Visando contribuir para a causa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove, dentro da campanha do Outubro Rosa, duas ações sociais que envolvem solidariedade e empatia.

Nos dias 18 e 19 de outubro será realizada atividade de corte de cabelos para confecção de perucas a serem doadas a pessoas que necessitam do produto. A ação, feita em parceria com voluntários do projeto “Um pedacinho de amor não dói”, ocorrerá no Fórum Clóvis Beviláqua entre 13h e 17h. O projeto aceita doações de mechas de todos os tipos de cabelos, naturais ou com química, desde que tenham tamanho mínimo de 15 centímetros e estejam limpos e secos.

Para participar, basta acessar esse LINK e agendar o seu corte de cabelo.

Quem comparecer à ação no dia 18 pode também participar dos serviços de auriculoterapia (terapia natural de estimulação de pontos nas orelhas), além de aferição de pressão arterial e dicas de cuidados e prevenção, com especialistas da Seção de Saúde Ocupacional de Fortaleza, em parceria com a Faculdade Unyleya.

Também no dia 18, às 14h, será promovida no Fórum de Fortaleza a palestra “O Outubro Rosa como Promoção de Saúde e Autocuidado – Tecnologia Social de Políticas Públicas para a Saúde da Mulher”, ministrada pela administradora hospitalar Valéria Mendonça, coordenadora do Movimento Outubro Rosa. Ela vai falar sobre os direitos e as políticas públicas voltadas às mulheres com câncer.

Todas as ações são gratuitas e acontecem no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua. A programação também é alusiva ao Mês do Servidor, cujo dia é celebrado em 28 de outubro.

DOAÇÃO DE LENÇOS
Até o próximo dia 22, estão sendo arrecadados lenços a serem distribuídos para mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer. A Defensoria Pública aderiu à campanha do Outubro Rosa e agora também faz parte dessa rede de solidariedade. Caixas para doação estão disponíveis na entrada no Fórum Clóvis Beviláqua, no Centro de Documentação e Informática (CDI) do TJCE e na sede administrativa da Defensoria (avenida Pinto Bandeira, nº: 11 – Luciano Cavalcante).

As doações de lenços também ocorrem de segunda a sexta, de 11h a 18h, no prédio do Juizado da Mulher de Fortaleza (Avenida da Universidade, 3281, Benfica) e de 8h a 17h, na Casa da Mulher Brasileira (Rua Teles de Sousa, S/N, Couto Fernandes).

Todo o material será doado à Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, que receberá também kits de higiene pessoal arrecadados por meio de parceria entre o 1º Juizado da Mulher de Fortaleza e a Associação Cearense de Magistrados (ACM).

A entrega das doações ocorrerá no dia 27 de outubro, às 11h, no Fórum Clóvis Beviláqua, com a participação da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

OUTRAS AÇÕES
Dando continuidade à programação da campanha Outubro Rosa, o TJCE realiza, na próxima quarta-feira (13/10), às 15h30, a palestra “Prevenção é o melhor caminho”, ministrada pela médica ginecologista Leila Lopes Oliveira Costa. A especialista vai tirar dúvidas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e câncer de colo do útero. Profissionais da equipe de Zeladoria e Limpeza do Fórum Clóvis Beviláqua poderão acompanhar a palestra de forma presencial, no salão Floriano Benevides. O evento também será transmitido pelo Instagram do TJCE (@tjceoficial) e vai contar ainda com a participação da tatuadora Patrícia Bandeira, que realiza projeto voluntário de tatuagens de reconstrução da aréola ou mamilo e cobertura de cicatriz.

Em 19 de outubro, quando se celebra o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, o 1º Juizado da Mulher de Fortaleza realizará campanha solidária na Casa da Mulher Brasileira para doação de cabelos. As doadoras receberão, gratuitamente, o corte de cabelo, tratamento (botox orgânico ou hidratação) e escova. As vagas são limitadas e os agendamentos ocorrem pelo whatsapp: 3108.2978.

No dia 21, haverá um momento de cuidados e beleza no Fórum Clóvis Beviláqua, em parceria com a Faculdade Unyleya. Serão ofertados serviços de manicure, designer de sobrancelhas, cortes de cabelos e escova. Na ocasião, também haverá explicação sobre cursos de graduação e pós-graduação com descontos aos servidores, por meio de parceira com o Tribunal de Justiça.

Fechando a programação do mês, haverá palestra com a fisioterapeuta oncológica Letícia Tavares, às 15h, no Fórum Clóvis Beviláqua. A especialista vai falar sobre a vida e adaptação após a superação do câncer, com transmissão também pelo Instagram do TJCE.