Conteúdo da Notícia

Judiciário estadual inaugura mais uma unidade para agilizar atendimento na Comarca de Redenção

Ouvir: Judiciário estadual inaugura mais uma unidade para agilizar atendimento na Comarca de Redenção

“É com felicidade que encaro esse desafio, com mais uma unidade, que demonstra o empenho do Tribunal de Justiça do Ceará na reestruturação das comarcas, sempre em busca de mais eficiência administrativa e jurisdicional”. A declaração é do juiz Lucas D’Avila Alves Brandão, titular da 2ª Vara da Comarca de Redenção, instalada nesta segunda-feira (17), ao destacar a importância dessa unidade para o aprimoramento dos serviços do Judiciário estadual no Interior.

A solenidade de instalação, no formato virtual, foi conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. A 2ª Vara da Comarca de Redenção funcionará provisoriamente na Comarca de Acarape, enquanto suas instalações são concluídas. Em sua fala, a desembargadora ressaltou o significado especial do evento, realizado a distância, reunindo tecnologia e história. “Redenção foi a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos, em 1883, é berço de etnias indígenas e fonte de miscigenação, terra da nossa inesquecível Auri Moura Costa, que abriu as portas do Judiciário para as mulheres, sendo a primeira juíza do Brasil, em 1939. Por tudo isso, esta inauguração expressa com muita propriedade o lema da nossa Gestão: Transformação Digital e Humanização”.

O diretor do Fórum Escrivão Vicente Nogueira Sales, juiz Lucas Medeiros de Lima, reforçou a relevância do Projeto de Modernização do Poder Judiciário, que agregou a Comarca de Acarape à de Redenção (Portaria nº 589/2022), equilibrando a relação entre demanda e estrutura da Justiça. “A reestruturação das comarcas, na atual Gestão, nos conduz a uma prestação jurisdicional mais justa e célere. Era imprescindível a equalização para a distribuição dos processos e a homogenização de custos para o incremento de eficiência. Estamos felizes não apenas pelo incremento do número de pessoas atendidas por nossos serviços, mas também por tocar as minorias, os sertanejos, os despossuídos, que terão mais condições de acesso ao Judiciário”.

Também participaram do evento a juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Flávia Setúbal; o superintendente da Área Judiciária do Tribunal de Justiça, Nilsiton Aragão; o secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Pedro Ítalo Sampaio; o promotor de Justiça em Acarape, Ricardo Rabelo de Moraes; a defensora pública Sheila Falconeri; o delegado de Redenção, Cleidson Fernandes; além de representantes da Advocacia e convidados.

Avançar Promojud