Conteúdo da Notícia

Judiciário do Ceará e CNJ iniciam treinamento para a Copa das Confederações de 2013

Judiciário do Ceará e CNJ iniciam treinamento para a Copa das Confederações de 2013

Ouvir: Judiciário do Ceará e CNJ iniciam treinamento para a Copa das Confederações de 2013

O seminário de capacitação dos profissionais que atuarão nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor, em Fortaleza, durante a Copa das Confederações de 2013, teve início nesta terça-feira (07/05). A abertura do treinamento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, da supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e de outros magistrados.

De acordo com o presidente do TJCE, é importante a integração de toda a Justiça e a cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para superar os desafios.

A desembargadora Nailde Pinheiro disse que o esforço faz parte da preparação para a Copa do Mundo de 2014. A magistrada informou que haverá plantão permanente no Juizado do Aeroporto entre 9 de junho e 6 de julho, a fim de garantir a prestação ininterrupta do serviço antes, durante e depois do torneio.

O curso é voltado para 150 profissionais, entre juízes, servidores do TJCE, conciliadores, promotores de Justiça e defensores públicos. A finalidade é uniformizar as práticas autocompositivas (quando as partes encontram, consensualmente, a resolução do problema) a serem aplicadas nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor.

A capacitação, que está a cargo do Nupemec, é uma parceria entre CNJ e Tribunal de Justiça. O treinamento, de 16 h/a, segue até esta quarta-feira (08/05), das 8h às 17h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Entre os temas das palestras estão conciliação e técnicas de mediação. Os participantes também serão orientados sobre o formulário de avaliação de desempenho do conciliador.

Segundo a instrutora do CNJ, Maria Inês Arruda de Três Rios, esse trabalho representa mais do que uma capacitação, é uma sensibilização. “É importante passar para os servidores um novo olhar da Justiça, buscando atendimento pleno e mais rápido, com vistas à satisfação do usuário”.

O outro instrutor, Umberto Suassuna Filho, destacou que um dos objetivos é a padronização dos serviços judiciais em todos os estados onde ocorrerão os jogos.

Além disso, o Tribunal providenciará intérpretes para auxiliar juízes e servidores no atendimento aos estrangeiros. A Copa das Confederações ocorrerá de 15 a 30 de junho deste ano. A Arena Castelão, em Fortaleza, sediará três jogos.

Também presentes à abertura do curso, os desembargadores Haroldo Correia de Oliveira Máximo (diretor da Esmec) e Paulo Camelo Timbó (presidente da Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Ceará) e as juízas Helga Medved (coordenadora do Nupemec), Ijosiana Cavalcante Serpa (coordenadora dos Juizados da Capital) e Maria José Bentes Pinto (integrante do grupo de trabalho do CNJ sobre a atuação dos Juizados nas cidades que sediarão os jogos).