Conteúdo da Notícia

Judiciário conclui capacitação que aprimora técnicas de gerenciamento de conflitos para auxiliar o cidadão

Ouvir: Judiciário conclui capacitação que aprimora técnicas de gerenciamento de conflitos para auxiliar o cidadão

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE) realizou, nesta quinta-feira (08/05), solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso “Gestão de Conflitos e Práticas Autocompositivas”. O evento ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), e contou com a presença de representantes institucionais e participantes da capacitação.

“O maior elo entre a sociedade e o Estado são os agentes públicos. Estou muito feliz em ver esse crescimento que vocês agentes estão tendo a cada dia, sempre interessados em se qualificar mais e compreendendo a importância das práticas autocompositivas. Vocês são os maiores solucionadores de conflitos do Estado”, afirmou o supervisor do Nupemec, desembargador Francisco Lucídio de Queiroz Júnior.

O curso de formação foi promovido em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), sendo ministrado pelas servidoras Geanne Catunda de Carvalho Barreto e Neiva Pinheiro, instrutoras de mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O curso aconteceu entre os dias 5 e 8 de maio, com carga horária total de 40 horas-aula. As atividades ocorreram presencialmente na Esmec, com aulas distribuídas nos turnos da manhã e da tarde, finalizando com visita técnica no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum Clóvis Beviláqua.

“Esses dias foram de intensa imersão. Foram abordadas várias técnicas de gerenciamento de conflitos, pois nós tratamos muito com o sentimento do ser humano. Foi destacado na capacitação a melhor forma de abordar assuntos e demandas, assim como tentar entender como estão as partes sentimentalmente, para tentar estabelecer uma conexão entre elas, e a partir daí, fazer uma mediação, uma resolução daquele conflito”, destacou Samyra Maria Vieira Brasil Rocha, perita legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais do sistema de Justiça e da segurança pública para a aplicação de métodos autocompositivos, como a mediação e a conciliação, visando à construção de soluções consensuais para os conflitos. A iniciativa integra as estratégias voltadas à promoção da cultura da paz, da pacificação social e da efetividade na resolução das demandas diárias.

Essa capacitação teve como objetivo expandir as práticas de gestão de conflitos, facilitando o trabalho dos agentes por meio do aprofundamento em temas como comunicação não violenta e abordagens eficazes para que os pedidos da população sejam atendidos de forma pacífica. Trabalhamos desde o conceito de conflito, passando pela moderna teoria do conflito, até a aplicação de técnicas específicas, com simulações baseadas em situações reais do cotidiano desses profissionais. Abordamos conteúdos relacionados à vivência e à realidade do serviço, além de estratégias para o manejo de situações extremas. Também discutimos formas de qualificar o atendimento ao cidadão, contribuindo para transformar a percepção negativa que muitos ainda têm da atuação policial. Encerramos hoje, após 40 horas de atividades, com uma prática de autocomposição, que incluiu o desenvolvimento de um círculo de paz e diálogo, além de uma visita técnica ao Cejusc”, explicou Geanne Catunda, instrutora do Cejusc.

Agenda2030