Judiciário cearense recebe livro com boas práticas reconhecidas ao longo de 20 anos do Prêmio Innovare
- 668 Visualizações
- 03-07-2025
A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (02/07), a visita da consultora do Prêmio Innovare, Mariana Fonteles. Na ocasião, foi entregue o livro em comemoração aos 20 anos da premiação, que reconhece práticas voltadas ao aperfeiçoamento do Judiciário no país, algumas das quais foram desenvolvidas por integrantes do TJCE.
Segundo a consultora, a publicação traz todas as práticas premiadas durante as duas décadas. “Viemos aqui para entregar o livro ao presidente e nos colocar à disposição para que o Prêmio seja divulgado dentro do Tribunal”, explicou Mariana Fonteles, ressaltando que o TJCE já teve diversas iniciativas reconhecidas pelo Innovare. “O Ceará é bem presente no Prêmio Innovare e isso deixa a gente muito feliz, como Instituto, de tudo que o Ceará tem a oferecer como boa prática para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça”.
“Ficamos envaidecidos pelo reconhecimento nesses 20 anos, vários projetos aqui do Tribunal, por iniciativa de servidoras, servidores, magistradas e magistrados, foram selecionados para o Innovare, e também é um momento de estímulo para que as boas práticas de gestão sejam continuadas e compartilhadas”, afirmou o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
EDIÇÃO DE 2025
O Prêmio Innovare está na 22ª edição e é dividido em sete categorias (CNJ, Tribunal, Juiz, Justiça e Cidadania, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia). Com tema livre, a premiação ainda destacará uma prática que melhor represente o tema “Tecnologia e eficiência na Justiça”.

Ao todo, a 22ª edição do Innovare recebeu 702 inscrições, das quais 51 foram deferidas no Ceará, sendo seis de integrantes do TJCE, que concorrem na categoria Tribunal. Os projetos são os seguintes: O TJCE é do Compromisso à Ação: A criação de um Comitê Gestor de Equidade de Gênero no Âmbito do Poder Judiciário Cearense; Painel de Controle – Gabinete do Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho; DataJust – Estrutura Integrada de Dados do TJCE via Data Lakes com dados judiciais e administrativos; Jovens de Futuro: Interagindo com o Poder Judiciário; Escola Modelo Cultura de Paz – Comunicação, Cidadania e Acesso à Justiça; e Transformação Tecnológica da Secretaria Judiciária de 1º Grau do Cariri (Sejud/Cariri).
O PRÊMIO
Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras desenvolvidas pelo Sistema de Justiça do Brasil. É realizado pelo Instituto Innovare, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça, a Advocacia Geral da União (AGU) e associações jurídicas, com o apoio do Grupo Globo.
Desde a primeira edição, mais de 10 mil iniciativas selecionadas estão organizadas no Banco de Práticas, que pode ser consultado gratuitamente no site da premiação. Dessas, 298 iniciativas foram destacadas com prêmios e menções honrosas, tendo algumas se tornado políticas públicas.
