Conteúdo da Notícia

Iniciada distribuição de processos para Varas da Fazenda Pública especializadas em demandas de saúde

Iniciada distribuição de processos para Varas da Fazenda Pública especializadas em demandas de saúde

Ouvir: Iniciada distribuição de processos para Varas da Fazenda Pública especializadas em demandas de saúde

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) deu início, nesta segunda-feira (09/07), à redistribuição dos processos das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza, para se adequar à mudança de especialização das 9ª e 15ª unidades, que passarão a julgar exclusivamente demandas relacionadas à efetivação do direito à saúde.
O cronograma de redistribuição consta da Portaria nº 563/2018, publicada no Diário da Justiça eletrônico desta segunda. Conforme o documento, durante esta semana (09 a 13 de julho), os feitos sem relação com o tema saúde serão encaminhados para as varas de competência residual (3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª, 12ª, 13ª e 14ª).
Já entre os dias 18 e 27 serão encaminhados para a 9ª e 15ª unidades os processos que se enquadrem nos assuntos listados na Instrução Normativa nº 03/2018 do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), como: fornecimento de medicamentos, tratamento médico hospitalar, unidade de terapia intensiva (UTI), doação e transplante de órgãos, entre outros.
Os novos processos, que derem entrada a partir desta segunda, já serão distribuídos obedecendo aos novos critérios de competência.
As Varas da Fazenda Pública têm como atribuição julgar causas cíveis de interesse do Estado e do Município. Com a especialização dessas unidades em demandas de saúde, o Judiciário estadual atende a recomendação do Conselho Nacional de Justiça e busca aperfeiçoar a prestação jurisdicional, possibilitando maior eficiência e qualificação técnica.
Fonte: FCB