Conteúdo da Notícia

“Governo fará o necessário para atenuar dor da família”

Ouvir: “Governo fará o necessário para atenuar dor da família”

29/07/2010
Governador assegura acompanhamento às investigações sobre a tragédia
Após visitar a central de digitalização de processos do Tribunal de Justiça do Ceará, no Cambeba, ontem à tarde, o governador Cid Gomes (PSB) falou à imprensa sobre a morte do estudante Bruce Cristian de Souza Oliveira, morto por um policial do Ronda do Quarteirão.
Ele assegurou que o Governo do Estado acompanhará atentamente as investigações promovidas pelas Polícias civil e militar sobre a tragédia, ocorrida no fim da tarde do último domingo, no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com rua Padre Valdevino, no Dionísio Torres. Com relação à família de Bruce, Cid afirmou que a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social foi encarregada de providenciar o auxílio necessário.
?A secretaria está com a responsabilidade de enviar psicólogos, assistentes sociais, oferecer o que for necessário para que a família possa atenuar sua dor?, disse o governador.
Em entrevista ao programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, horas depois do assassinato, o pai de Bruce, Francisco das Chagas Oliveira, expressou sua revolta. ?É uma irresponsabilidade um policial desses trabalhar. Não sei como o Governo do Estado coloca um monte de policial desses, sem experiência. Para promover o quê? Politicagem? É isso??, indignou-se. O pai de Bruce referiu-se como ?idiotas? ao secretário de Segurança, Roberto Monteiro, e a Cid. ?Pergunte a um idiota desses, o secretário de segurança, e outro …, o governador do Estado: se fosse com um filho deles? Parabéns, Governo do Estado! É isso que eu tenho que dizer??, protestou Francisco.
Questionado pelo jornal O Estado se pretende visitar a família de Bruce, Cid foi cauteloso e disse que, se o fizer, será discreto. ?Não quero fazer nada que não seja hipotecar solidariedade à família, publicamente, e acompanhar para que o caso seja rigorosamente investigado. Se eu resolver um dia fazer uma visita, será a mais discreta possível. Pode ter certeza de que eu não avisarei à imprensa. Farei uma visita de pai, que sou, para um pai que perdeu um filho, vitimado por um agente do governo?.
Sobre a possibilidade de o Estado indenizar a família do adolescente assassinado pelo policial do Ronda, Cid afirma que ?o governo terá total sensibilidade e abertura para fazer o que a família entender [que deve ser feito]?
TUCANOS CRITICAM
Para o prefeito de Crato, Samuel Araripe (PSDB), a tragédia que vitimou o adolescente Bruce Cristian mostra o ?total despreparo? do policial que atirou e também do programa Ronda do Quarteirão. O prefeito não culpa o governador pelo crime, mas afirma que Cid deve tomar providências urgentes para evitar outras ocorrências desse tipo por parte dos policiais que compõem o Ronda. ?Esse crime abalou a sociedade, que está apavorada, com medo de morrer?.
Conforme Araripe, a situação da segurança é preocupante não só na Capital, mas também no Interior, porque a estrutura policial é deficiente. ?Um município tem delegacia, mas não tem delegado; outro município tem delegado, mas não tem delegacia?, reclama. Segundo o prefeito, um cidadão de Crato que queira registrar um boletim de ocorrência precisa deslocar-se até a cidade de Juazeiro. ?O Crato tem 120 mil habitantes e se encontra em situação difícil, pois não tem delegacia nem plantão aos finais de semana?.
Araripe, que está coordenando a campanha de Marcos Cals (PSDB) ao Governo do Estado, afirma que a morte de Bruce não será incluída na propaganda do candidato tucano. Araripe diz que Cals abordará o aumento da violência não só em Fortaleza, mas em todo o Estado. ?A segurança no Ceará tem que passar por uma discussão ampla e isso eu sei que nosso candidato defenderá?.
Conforme Araripe, o senador Tasso Jereissati (PSDB) também irá propor, em campanha, uma grande revisão na política de Segurança Pública. Já para o empresário Assis Machado, ex-secretário de governo de Tasso e filiado ao PSDB, a morte de Bruce Cristian não deveria ser usada por nenhum candidato nesta eleição. ?Seria aumentar ainda mais a dor dos pais?, opina.