Conteúdo da Notícia

Cid Gomes faz visita à central de digitalização

Ouvir: Cid Gomes faz visita à central de digitalização

29/07/2010
Governador conhece local onde serão virtualizados cerca de 900 mil processos
O governador do Estado, Cid Gomes, visitou ontem a central de digitalização dos processos do Judiciário estadual. Acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira, Cid conheceu todas as instalações onde serão digitalizados cerca de 900 mil processos. Segundo o governador, a ação de digitalização é um avanço para a Justiça estadual, contribuindo para a celeridade dos processos. Cid revelou ainda que, com a iniciativa, o Poder Judiciário cearense deverá ser o primeiro do País a ter 100% dos seus processos digitalizados.
?Quem vai ganhar com isso é a população e os profissionais que trabalham com a justiça. Fico orgulhoso de ver o poder judiciário dar este passo importante no sentido da modernização e no sentido de aproveitar ferramentas que estavam disponíveis e, infelizmente, ainda não haviam sido utilizadas?, explicou ele.
ESTADO PIONEIRO
O desembargador Ernani Barreira salientou que o Ceará está sendo um paradigma para o restante do País, sendo uma iniciativa inédita no Brasil. De acordo com ele, os processos das varas da Fazenda Municipal já estão totalmente digitalizados. Nos próximos 30 dias, será a vez de finalizar os processos de execução fiscal, indicando que 50% da carga processual do fórum Clóvis Beviláqua estará digitalizada.
?Para se ter uma ideia, se o advogado chegar ao arquivo público quiser a certidão de nascimento de um de seus clientes que está anexado em algum processo, levará de 15 a 30 dias. No TJCE, quem pedir um documento de qualquer um dos 900 mil processos, terá este documento na mão em no máximo duas horas. Lembrando que Fortaleza corresponde a 60% de todos os processos do Estado. Esperamos digitalizá-los até o final do ano?, relatou o desembargador.