Conteúdo da Notícia

Governo estende gratificações

Ouvir: Governo estende gratificações

24/3/2011
Política
O presidente do Legislativo convidou, ontem, representantes do TJ-CE para um café da manhã na Assembleia
Os deputados estaduais aprovaram, ontem, duas matérias de autoria do Poder Executivo. Os dois projetos não levantaram polêmica e foram acatados por unanimidade, sem discussão. Um deles trata de vantagens remuneratórias aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
O projeto corrige um equívoco do Governo que não concedeu a todos os servidores a revisão na gratificação de produtividade. A proposta, então, estende 80% de aumento da gratificação já concedida aos demais servidores do Detran aos funcionários que integram as carreiras de assistente social, nutricionista e psicólogo.
A outra matéria que recebeu o aval dos parlamentares trata da desapropriação de 11 imóveis localizados nos municípios de Missão Velha, Piquet Carneiro e Senador Pompeu. O motivo é a construção da Transnordestina no trecho entre Missão Velha e Pecém.
Pesquisa
Durante a sessão, o líder do Governo na Assembleia, deputado Antonio Carlos (PT), ressaltou uma pesquisa que aponta Fortaleza como a cidade do Nordeste mais requisitada pelos viajantes nacionais.
O levantamento, informou o petista, foi feito pelo site hoteis.com e divulgado na última terça-feira, no portal do Governo. De acordo com Antônio Carlos, para os turistas estrangeiros, a Capital cearense é a primeira colocada entre os destinos do Nordeste, ficando o município de Salvador em segundo lugar.
O parlamentar também utilizou a tribuna para defender o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. Na terça-feira, a Comissão Especial da Reforma Política do Senado aprovou o fim da formação de alianças entre partidos nas eleições para vereador e de deputado estadual e federal.
Ele diz que o fim das coligações fortalece a atuação dos partidos, pois com as legendas concorrendo entre si o povo vai votar nas agremiações e não em deputados “aleatoriamente”. “Não aprovo a ideia de tal candidato sem um número expressivo de votos ser eleito em razão das coligações de seu partido”.
Outro ponto da reforma política foi discutido. O deputado Lula Morais (PC do B) criticou o fim da reeleição e um mandato de cinco anos para presidente, governadores e prefeitos. O tema foi aprovado pela comissão especial do Senado que está discutindo a reforma.
Para ele, a extensão do mandato de quatro para oito anos é fundamental para se implementar “uma política consistente”. “Acho que o tema deve ser discutido e amadurecido antes de se tomar a decisão de extinguí-la”, ponderou.
Já o deputado Dedé Teixeira (PT) citou o seminário que vai discutir a importância da preservação da Caatinga. Segundo o parlamentar, o evento deverá ocorrer em agosto como atividade preparatória para a conferência a Rio +20, a ser realizado em 2012.