Conteúdo da Notícia

Gestores do TJCE participam de curso sobre a Nova Lei de Licitação e Contratos 

Ouvir: Gestores do TJCE participam de curso sobre a Nova Lei de Licitação e Contratos 

Gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciaram, nesta sexta-feira (5), o curso “Defesa dos Gestores e Agentes Públicos na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n 14.133/2021)”. A capacitação, realizada na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), é ministrada pelo professor João Marcelo Rego Magalhães, doutor em Direito Constitucional. 

Na abertura do evento, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides, destacou a necessidade do aprimoramento constante das práticas administrativas. “Essa é uma área muito técnica, com várias inovações, e desperta o interesse de todos que integram a Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará. Viemos atualizar e aperfeiçoar os nossos conhecimentos para aprimorar os trabalhos à luz da nova lei de licitações”. 

Em seguida, o professor João Marcelo pontuou sobre a importância de aliar conhecimento e experiência: “Tenho atuado com a alta administração de diversos órgãos e sempre aprendemos juntos, um pouco mais, com as experiências que dividimos. Existe algo que é típico das licitações: o gestor estuda, faz cursos, observa as leis, se atualiza, mas, no mundo real, tem sempre algo novo para encarar. E, quanto mais competitivo o mercado, mais difícil fica, com pedidos de impugnação de todo tipo. Veremos que temos novas formas de analisar essas questões, com soluções para quem vive essas dificuldades na prática”. 

 

Capacitação terá continuidade no dia 26 de abril

 

O curso, com carga horária de 20 horas-aula (15h/a presenciais e 5h/a no Ambiente Virtual de Aprendizagem), terá novo encontro presencial no dia 26 de abril, nos turnos da manhã e da tarde, na Esmec.  

A atividade integra as muitas ações desenvolvidas pelo TJCE para capacitar os gestores e os servidores que atuam nas aquisições, objetivando, com isso, aperfeiçoar a governança das contrações no Poder Judiciário estadual. Entre os principais temas abordados estão os Princípios da Nova Lei de Licitações; a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) na defesa de gestores e agentes públicos e erro grosseiro; Responsabilidade da Alta Administração e Governança; Responsabilidade da equipe de planejamento e do agente de contratação; e Jurisprudência dos Tribunais de Contas aplicável. 

 

Presidente do TJCE e professor João Marcelo

 

PROFESSOR JOÃO MARCELO
João Marcelo Rego Magalhães é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestre e doutor em Direito Constitucional pela Unifor, com pesquisa na área do controle de constitucionalidade e na área da regulação econômica e relação entre Poderes, respectivamente. Além de professor, é procurador do Banco Central do Brasil desde 2010, atuando na consultoria administrativa desde 2012. Ainda é autor dos livros Contratos Administrativos na Jurisprudência do Tribunal de Contas da União (Editora Lumen Juris, 1ª edição, 2014) e Licitações na Jurisprudência do Tribunal de Contas da União (Editora Lumen Juris, 1ª edição, 2014).