Conteúdo da Notícia

Gestores do Poder Judiciário destacam importância do trabalho multidisciplinar realizado pela Casa da Mulher Brasileira

Ouvir: Gestores do Poder Judiciário destacam importância do trabalho multidisciplinar realizado pela Casa da Mulher Brasileira

Prosseguem até a próxima sexta-feira (18/08) os trabalhos da 24ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa no Judiciário estadual. Nesta quarta-feira (16), o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, acompanhado de desembargadoras, juízas e profissionais que atuam na área, visitou as instalações da Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada em Fortaleza. O equipamento oferece atendimento especializado às vítimas de violência e conta com representantes do Judiciário, da Delegacia da Mulher, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

“É uma obra que nos impressiona. É um excelente trabalho multidisciplinar essencial que é feito aqui. Quero agradecer a acolhida e parabenizar a todos. Sempre defendi e defendo esse trabalho institucional e essas parcerias que são importantes para devolver a dignidade e a autonomia das mulheres que sofrem algum tipo de violência”, afirmou o desembargador Abelardo Benevides.

Na ocasião, a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal, falou sobre a importância da Casa da Mulher Brasileira. “É um lugar especial que se tornou um símbolo de acolhimento, empoderamento e proteção para todas as mulheres que precisam de auxílio em situação de violência e vulnerabilidade. A Casa da Mulher Brasileira é muito mais que uma edificação física, é um refúgio onde vidas são transformadas, onde histórias são resgatadas e onde a força da cooperação entre diferentes instituições se faz presente todos os dias.”

A coordenadora da CMB, Darciane Barreto, ressaltou a importância da presença do presidente do Tribunal. “É extremamente significativa, na medida em que o Judiciário desenvolve um papel importantíssimo no enfrentamento à violência e no atendimento às mulheres em situação de violência no nosso país. Aqui no Ceará a nossa parceria é antiga e o que a gente percebe é um avanço do Judiciário quando se compromete e executa ações de combate à violência”.

A desembargadora do TJCE, Silvia Sá, e as juízas Rosa Mendonça e Teresa Germana Lopes de Azevedo, titulares do 1º e do 2º Juizados da Mulher de Fortaleza, respectivamente, também estiveram presentes.

SAIBA MAIS SOBRE A CMB

A Casa da Mulher Brasileira foi construída e equipada pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e é gerida pelo Governo do Estado. Possibilita o acolhimento e o encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada, prestando suporte às mulheres em situação de violência. Funciona 24 horas, todos os dias da semana.

A mulher que chega à CMB passa por acolhimento e triagem e atendimento psicossocial para, em seguida, ser encaminhada aos órgãos ou serviços disponíveis. Também oferta cursos de capacitação profissional dentro da Promoção da Autonomia Econômica, além de alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães em atendimento.

Endereço: Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa – bairro Couto Fernandes – Fortaleza
Telefone: (85) 3108-2999

AÇÕES EDUCATIVAS

Paralelamente aos trabalhos de julgamentos de processos durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, também ocorrem ações educativas e de conscientização sobre o combate à violência doméstica. No próximo dia 18 de agosto, o Juizado da Mulher de Caucaia promoverá palestra com o tema sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento aberto ao púbico está agendado para 10 horas, com duração estimada de 1 hora, no Salão do Júri do Fórum da Comarca.

Já o Juizado da Mulher de Maracanaú agendou para 24 de agosto uma roda de conversa com vítimas de violência, que ocorrerá no Salão do Júri do Fórum. O objetivo é explicar sobre os direitos das mulheres e ouvir as impressões delas sobre o atendimento, com a participação de todos os servidores do Juizado, de representantes da Defensoria, do Ministério Público e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Maracanaú.

Além disso, existe parceria entre o TJCE e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para desenvolver ações informativas e educativas, por meio do projeto “Jovens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher”. Já nesta quarta-feira, houve a reprodução de guias práticos educativos, do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, impressos em Braille, iniciativa inédita resultado do esforço do Tribunal, da Seduc e Universidade Federal do Ceará (UFC). O material será distribuído em escolas públicas estaduais.

Agenda2030 JustiçaMulher