Conteúdo da Notícia

Fórum implantará Secretaria Judiciária Única para agilizar decisões das Varas do Júri

Fórum implantará Secretaria Judiciária Única para agilizar decisões das Varas do Júri

Ouvir: Fórum implantará Secretaria Judiciária Única para agilizar decisões das Varas do Júri

Os trabalhos para implantação da Secretaria Judiciária Única de Primeiro Grau que atenderá as cinco Varas do Júri de Fortaleza terão início na próxima segunda-feira (16/11). A previsão de conclusão é dia 29 de janeiro de 2016.
A primeira etapa será a digitalização de todos os processos das Varas do Júri, atividade indispensável para o funcionamento da referida secretaria, a partir de março de 2016.
“Estamos dando sequência a essas implantações para que os juizes possam se concentrar no seu ofício, ou seja, na elaboração de despachos, decisões e sentenças, deixando os expedientes para as secretarias judiciárias únicas”, explicou o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales.
Para o juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, da 2ª Vara do Júri da Capital, a medida “é o caminho para a rapidez com que fluirão os processos, o que já foi, inclusive, comprovado por outras unidades judiciárias que passaram pelo mesmo procedimento”.
Esta será a quinta Secretaria Judiciária Única a funcionar no Fórum. No dia 13 de outubro, foram inauguradas duas para as Varas de Família. No último dia 27, foi implantada outra para as Varas de Execução Penal. O projeto-piloto começou em janeiro de 2014, quando entrou em funcionamento a das Varas da Fazenda Pública.
Os detalhes para implantar a nova secretaria foram discutidos em reunião na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua nessa quarta-feira (11/11). Também participaram os juízes Antônio Carlos Klein (4ª Vara do Júri) e Daniela Lima da Rocha (3ª Vara do Júri), além de servidores das cinco Varas do Júri, da Diretoria e do Departamento de Informática do Fórum.