Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua prioriza o reúso da água com foco na sustentabilidade e no consumo consciente

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua prioriza o reúso da água com foco na sustentabilidade e no consumo consciente

Uma nova relação com os recursos naturais tem feito com que, desde 31 de janeiro deste ano, o Fórum Clóvis Beviláqua invista na readequação da utilização de água nos equipamentos da Comarca. Com isso, a manutenção das plantas, gramas internas e canteiro central do prédio com o reúso advindo do subsolo, por meio da irrigação, tornou-se comum na Gestão, com o reaproveitamento mensal que já chega a 16 mil litros.

Em quatro meses, portanto, já foram economizados 64 mil litros. O sistema de reúso também é utilizado no resfriamento das torres de ar-condicionado. A reutilização da água proporcionará ao Judiciário cearense uma economia de R$ 2,8 mil ao ano.

O reaproveitamento de águas no Fórum Clóvis Beviláqua tem o objetivo de oferecer um sistema sustentável ao Meio Ambiente, em termos de irrigação. “Esta solução é plenamente verde, pois toda água retirada do subsolo volta imediatamente para o subsolo por meio da absorção da terra nos locais de irrigação, tornando o manancial tecnicamente sustentável e inesgotável. Por operação, utilizamos 2 mil litros dessa água em alternativa ao uso da água tratada”, explica Gabriel Victor Barros, gerente de Administração da Comarca de Fortaleza.

Ele também enfatizou que a reutilização pode ser levada para outros fóruns. “Em todo local existe água de subsolo. Por meio de uma cacimba ou poço profundo, resolve-se. Lembrando que essa água só dá para ser usada em irrigação e descarga. Não para consumo humano”, completa.

A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, destaca que o reúso de água é um tema importante nos dias atuais e trata-se de solução que vai ao encontro dos interesses de preservação do Meio Ambiente e do consumo consciente. “Encontrar formas de manter as atividades, com o menor custo possível, notadamente custo ambiental, é o desafio de todo gestor. E o principal benefício do reúso de água é preservar os recursos hídricos do planeta, além de favorecer que a chamada água potável seja direcionada apenas para as finalidades mais nobres, como as de consumo humano e animal e as de contato direto com as pessoas”.

A magistrada observou que, no caso do Fórum Clóvis Beviláqua, a água é reutilizada para irrigação paisagística, favorecendo o cuidado com as áreas verdes, em ação duplamente benéfica para a natureza e para o homem. “Essa medida representa, sem dúvida, uma prática ambientalmente correta”.

SAIBA MAIS
A água de reúso é toda água que já foi utilizada em residências, empresas, indústrias e agricultura e, após passar por tratamento específico, volta a ter qualidade para diferentes usos. Essa água pode ser utilizada com diferentes propósitos: usos urbanos, industriais, agrícolas e irrigação paisagística.

CAMPANHA
Focado em iniciativas que objetivam a prática da sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou a Campanha “Conscientização + Ação”. Durante o mês de junho, estão sendo divulgadas ações realizadas por unidades do Judiciário cearense para incentivar a prática do consumo consciente. O projeto celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado no último dia 5 de junho.

A iniciativa também atende à Agenda 2030 no Poder Judiciário brasileiro, que inclui a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental que devem ser atingidos até o ano de 2030, além de outros, no total de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A campanha é uma realização da Assessoria de Comunicação do TJCE.