Conteúdo da Notícia

Firmado acordo durante audiência realizada por videoconferência no Tribunal de Justiça

Firmado acordo durante audiência realizada por videoconferência no Tribunal de Justiça

Ouvir: Firmado acordo durante audiência realizada por videoconferência no Tribunal de Justiça

Terminou em acordo a audiência de conciliação realizada por videoconferência no Núcleo Permanente de Métodos de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE). A sessão ocorreu nesta quinta-feira (17/05) e foi a primeira vez que a ferramenta foi utilizada pelo Núcleo para solucionar conflito entre as partes.
O sistema permitiu diálogo entre representantes da Unimed Fortaleza, que estavam no Tribunal e usuária do plano de saúde, que se encontrava no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Caucaia (Região Metropolitana Fortaleza).
Após proposta apresentada pela cooperativa, que satisfez à consumidora, os envolvidos chegaram a um consenso e puseram fim ao litígio. Para a supervisora do Núcleo, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, “o recurso tecnológico oferece não só comodidade às partes, mas garante a prestação jurisdicional em tempo célere. Vamos utilizar quantas vezes for necessário para facilitar a resolução dos conflitos”.
Na ocasião, também houve outra audiência por videoconferência da Unimed, mas a outra parte não compareceu. A advogada Nayhara Gomes, que participou das duas audiências, destacou que a ferramenta é uma novidade. “Foi um sucesso. Se não tivéssemos usado esse recurso, precisaríamos nos deslocar até a Caucaia. A tecnologia está avançando muito e a Justiça está fazendo bom uso disso, facilitando muito nosso trabalho. Todos ganham com isso.”
A conciliadora Rosânia Ribeiro, que há cinco anos atua como mediadora, também falou sobre a experiência. “Foi a primeira vez tanto para mim, que estou aqui no Nupemec, como para a outra mediadora que estava em Caucaia [Ianara Mendonça]. No início, eu estava um pouco ansiosa para usar a ferramenta, mas no decorrer das audiências vi que não há diferença porque acontece em tempo real”.
Videoconferência no Fórum
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, entrega oficialmente, nesta sexta-feira (18/05), às 16h, o sistema do projeto de videoconferência para a realização de audiências na Comarca de Fortaleza. O evento ocorrerá no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua e contará com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, magistrados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública.
Na ocasião, serão inauguradas as cinco salas no Fórum onde funcionarão os trabalhos. Haverá, ainda, uma audiência por meio da videoconferência com o IPPOO II, que será conduzida pelo corregedor de presídios de Fortaleza, juiz Luis Bessa Neto.