Conteúdo da Notícia

Juízes e servidores participam de III Encontro Pedagógico da Escola da Magistratura

Juízes e servidores participam de III Encontro Pedagógico da Escola da Magistratura

Ouvir: Juízes e servidores participam de III Encontro Pedagógico da Escola da Magistratura
Iniciado na manhã desta quinta-feira (17/05) o III Encontro Pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento, que também equivalerá a um curso de formação docente, tem carga horária de 20 h/a e está credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Participam da capacitação, que prossegue até esta sexta-feira, dia 18, juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que já são formadores da Escola, bem como integrantes do Judiciário estadual que pretendem ser professores da Esmec e docentes externos credenciados.
O Encontro foi aberto pelo coordenador-geral da Esmec, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, que ressaltou a importância dos encontros docentes promovidos pela Escola e informou que a Instituição tem se destacado nacionalmente, não só pelo número de professores (juízes e servidores) formados perante a Enfam, mas em outras frentes, como nos projetos pedagógicos e processos avaliativos.
“Recentemente, o diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira, esteve participando de um encontro de dirigentes de escolas judiciais em Natal, e a diretora-geral da Enfam elogiou bastante nossa atuação. Isso é motivo de muita alegria para nós. Esses elogios precisam ser compartilhados com todos vocês, formadores”, comunicou.
Vettorazzi também compartilhou importantes informações sobre a atuação da Escola, nesse início de 2018. “A Esmec se propôs, no primeiro semestre, a realizar 44 eventos acadêmicos. Já realizamos 25 e faltam 19. Isso não apenas em sua sede, mas também nos Polos de Aprendizagem, para onde estamos levando nove cursos de aperfeiçoamento”, sublinhou.
PROGRAMAÇÃO
Após as boas-vindas aos participantes, o diretor Pedagógico, Flávio Gonçalves, e a coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento, Rosângela Evangelista, falaram sobre os documentos institucionais da Escola, que vêm sendo elaborados desde o ano passado e já estão quase todos implementados, quais sejam: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP), Regulamento da Pós-Graduação, Regimento Interno e Plano Estratégico 2018-2020.
Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, a professora Germânia Kelly Furtado Ferreira, doutora em Educação, falará sobre “Metodologia Aplicada ao Ensino EaD”.
Na sexta-feira (18), Igor de Moraes Paim, também com doutorado em Educação, discorrerá sobre “A Prática e os Desafios da Tecnologia Educacional”. Em seguida, Flávio Gonçalves e Rosângela Evangelista voltarão a participar do Encontro, ofertando aos docentes uma oficina de projetos e discutindo avaliação de aprendizagem.
Fonte: Esmec