Conteúdo da Notícia

Fernando Ximenes: juiz deve ser realizador do Direito e da Justiça

Ouvir: Fernando Ximenes: juiz deve ser realizador do Direito e da Justiça

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha afirmou que ?a sociedade necessita de um juiz sensível aos dramas da vida humana, que seja um verdadeiro realizador do direito e da justiça, e não um autômato aplicador da lei, proibido de interpretá-la. Enfim, um julgador efetivamente vocacionado para o exercício do múnus de servir à sociedade, dirimindo conflitos e buscando plantar a semente da paz social?.
Representando os componentes do Tribunal de Justiça, o desembargador Fernando Ximenes, presidente da 1ª Câmara Cível e das Câmaras Cíveis Reunidas, fez o discurso de saudação à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, empossada no cargo esta noite, 30/04, em solenidade realizada no Palácio da Justiça desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra.
Na visão do desembargador Fernando Ximenes, de nada vale ?renovarmos a estrutura do Poder Judiciário, melhorarmos o ambiente e a força de trabalho, criarmos uma série de mecanismos, fazermos algumas reformas nos campos do processo civil e do processo penal, se não mudarmos a mentalidade, a operosidade, o compromisso do magistrado com o seu dever de prestar esse serviço público relevante, que é a tutela jurisdicional dos cidadãos?.
Fernando Ximenes também destacou outras preocupações do Judiciário: ?o avanço das novas formas de criminalidade, que desconhecem limites; o aumento cada vez mais rápido e até agora incontrolado da degradação do ambiente; as violações dos direitos humanos, que clamam pelo compromisso da Justiça com a efetividade desses bens jurídicos?.
Para o desembargador Fernando Ximenes, ?exige-se do Poder Judiciário firmeza em se desvencilhar de suas mazelas, para que possa desempenhar, com ousadia, sua missão de distribuir a Justiça?.
INDEPENDÊNCIA E CORAGEM ? Citando Sócrates, o desembargador enumerou quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente.
Fernando Ximenes ressaltou, em seguida, que a desembargadora Nailde Pinheiro, ?chega ao ápice da carreira por seus reconhecidos méritos e tem outros atributos: independência e coragem, para não se sujeitar a qualquer tipo de pressão ou medo, pois onde há medo inexiste liberdade, o que gera insegurança para os que formam o corpo social?.
Ainda em sua saudação à nova desembargadora, Fernando Ximenes afirmou que ?Nailde Pinheiro não ingressou na magistratura atraída por interesses materiais, ou por questões de prestígio, poder ou tradição familiar. Moveram-na a vocação e o denodo em concretizar o sonho?.
Fernando Ximenes destacou, também, que a desembargadora Nailde Pinheiro possui a genuína aptidão para o exercício competente da nobre e complexa tarefa de julgar o semelhante, o que a faz admirada e respeitada pelos seus pares, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e jurisdicionados?.