Conteúdo da Notícia

Feira da Fábrica Escola no Fórum se destaca por qualidade de produtos

Feira da Fábrica Escola no Fórum se destaca por qualidade de produtos

Ouvir: Feira da Fábrica Escola no Fórum se destaca por qualidade de produtos

O destaque da feira do projeto “Fábrica Escola”, que ocorre mensalmente no Fórum Clóvis Beviláqua, vai além da ressocialização de apenados porque inclui a qualidade dos produtos. Tanto que a exposição chega fidelizar alguns clientes, provocando um motivo a mais para a volta das peças artesanais, todos os meses, ao prédio.
É o que ocorre na edição de outubro, iniciada nesta segunda-feira (17/04) e que segue até a próxima sexta, dia 21, das 8 às 17 horas. Entre as opções disponíveis estão bolsas de palha, vassouras feitas de garrafa PET, cabaças modeladas e brinquedos de tecido. Uma das consumidoras recorrentes, que atesta a qualidade dos objetos, é a diretora da Secretaria da 6ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, Cinara Pimentel.
Ela utiliza os utensílios na casa de praia (como fará com o tapete que comprou desta vez) e no local de trabalho, para dar uma uma maior leveza ao ambiente (como fez anteriormente com um peso de porta). “Todas as vezes que eles estão aqui com os itens expostos, eu venho, sempre gosto de algo e levo. Eu acho bem colorido, bem característico da nossa cultura. Alegram o ambiente e são coisas extremamente bem feitas. Tudo no capricho, bem acabado. Eu adoro”, contou.
O PROJETO
Desde abril de 2013, quando entrou em funcionamento, o Fábrica Escola já beneficiou mais de 150 reeducandos, proporcionando trabalho, ensinando um ofício, incentivando o empreendedorismo e gerando renda a eles. Além disso, beneficia as famílias dos apenados, que participam de oficinas de capacitação profissional e acompanhamento psicossocial.
O projeto foi idealizado pelos juízes Luciana Teixeira e Cézar Belmino, titulares da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza, respectivamente. A iniciativa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras instituições públicas e privadas.