Conteúdo da Notícia

Exposição no TJCE resgata memória de pontos históricos de Fortaleza

Exposição no TJCE resgata memória de pontos históricos de Fortaleza

Ouvir: Exposição no TJCE resgata memória de pontos históricos de Fortaleza

Como diz o ditado popular, relembrar é viver. É possível vivenciar essa afirmação ao contemplar fotografias de pontos históricos da cidade, que pertencem ao “Arquivo Nirez”, do jornalista e historiador Miguel Ângelo de Azevedo. A exposição “Celebrando Fortaleza – 292 anos”, que traz fotos da Capital dos séculos XIX e XX, foi aberta nesta quinta-feira (19/07), no hall do 1º andar do TJCE.
A abertura contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, que ressaltou a importância da mostra. “O Judiciário também participa da história de Fortaleza. Essa exposição é um resgate que traz ao conhecimento do público como era a nossa cidade, o que poderia ter sido preservado, além das modificações ao longo dos anos.”
O historiador Nirez explicou que a exibição contempla fotos de locais que passaram por transformações, como a primeira sede do Palácio da Justiça, que era localizado na rua Barão do Rio Branco, no Centro. “Fiquei muito feliz com o convite do desembargador Gladyson Pontes. Minha intenção é que o maior número de pessoas possam apreciar a história por meio das fotografias”.
Também presente, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha destacou que “o Tribunal teve uma iniciativa merecedora de aplausos e elogios porque traz uma exposição muito rica e importante, e que tem à frente uma pessoa que muito tem feito pela cultura do Estado, procurando preservar a memória da cidade”.
Ao observar as fotos, a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra relembrou, emocionada, momentos da própria história. “Todo o acervo é interessantíssimo, mas algumas fotografias registram momentos da minha vida acadêmica, como o prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, e da minha vida profissional, como o antigo edifício do Fórum Clóvis Beviláqua, onde atuei quatro anos como advogada, antes de ingressar na magistratura. Foi muito bom relembrar tudo isso.”
Também admirado, o auditor-chefe de Controle Interno do Tribunal, Leonel Gois, falou sobre a experiência. “Olhando essas fotografias é possível observar como a cidade se desenvolveu. A foto que mais me chamou atenção foi a de um edifício que passou por três transformações. Inicialmente funcionou como prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, em seguida abrigou o antigo Fórum Clóvis Beviláqua e, posteriormente, foi demolido, tornando-se a praça pública situada em frente à Catedral Metropolitana de Fortaleza.”
A mostra é organizada pelo TJCE, com apoio do Memorial da Assembleia Legislativa do Estado, em alusão aos 292 anos da Capital cearense. Ficará exposta até o dia 17 de agosto deste ano, com horário de visitação das 9h às 18h.
Confira a galeria de fotos.