Conteúdo da Notícia

Exposição “Fortaleza Antiga” é aberta e atrai visitantes no Fórum Clóvis Beviláqua

Exposição “Fortaleza Antiga” é aberta e atrai visitantes no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Exposição “Fortaleza Antiga” é aberta e atrai visitantes no Fórum Clóvis Beviláqua

Quem for ao Fórum Clóvis Beviláqua, até o próximo dia 26 de abril, terá a oportunidade de conhecer a exposição “Fortaleza Antiga”, que estará disponível para visitação gratuita, entre 9 e 17 horas, no átrio do prédio. Resultado de parceria entre o Poder Judiciário do Ceará e o Museu da Fotografia Fortaleza, a mostra itinerante reúne imagens que retratam as transformações vividas pela cidade e seus habitantes ao longo do tempo.
A inauguração foi feita nesta terça-feira (26/03) pela diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo. Ela destacou que a exposição possibilita aos usuários do Fórum um momento de contemplação e a oportunidade de desfrutar da arte da fotografia e de adquirir conhecimento. “É um momento de muita alegria para o Fórum Clóvis Beviláqua, que está tendo a oportunidade de receber uma exposição que vem engrandecer nosso espaço com beleza, conhecimento e cultura”, disse.
Ela ressaltou que, por meio da parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Museu, várias exposições já passaram pelo Palácio da Justiça, no Cambeba, e pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Agora, o Fórum passa a fazer parte desse circuito. “Essa é a primeira de muitas que virão, como frutos dessa parceria já tão exitosa”, comemorou.
A diretora acrescentou ainda que a exposição contribui para humanizar o atendimento e o acolhimento aos usuários em todos os espaços do Fórum, um dos objetivos estratégicos da instituição. Ressaltou também que espera que a mostra sirva como um estímulo para que as pessoas visitem o Museu e conheçam as demais obras de seu acervo.
A inauguração contou com a presença do vice-diretor do Fórum, juiz Edson Feitosa dos Santos Filho, de juízes auxiliares da Diretoria, bem como de outros magistrados e servidores do Fórum.
VISITANTES
Logo que foi aberta, a exposição atraiu também a atenção de visitantes do local, que pararam com olhares curiosos para contemplar as obras. Maria Elda Pereira, por exemplo, veio ao Fórum para obter informações sobre o processo do filho e foi surpreendida com as fotografias. “Aproveitei a viagem para ver a exposição. É muito interessante perceber como a cidade mudou, a realidade hoje está totalmente diferente, mas ao mesmo tempo alguns problemas da cidade que já existiam naquela época ainda continuam”, afirmou.
Já Silvana Albuquerque, que é funcionária do Ministério Público, veio ao Fórum para resolver assunto de trabalho e também tirou uns minutinhos para apreciar as obras. “Tem muitas coisas que nós só conhecemos de ouvir falar, de ouvir nossos pais e os mais antigos contarem. Vendo as fotografias podemos visualizar o que escutamos, as histórias se materializam e isso nos faz reviver o passado e, ao mesmo tempo, refletir sobre o presente”, observou.
A exposição “Fortaleza Antiga” já passou pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), tendo sido inaugurada no local no último dia 31 de janeiro, na ocasião da posse dos novos dirigentes do órgão. As fotografias faziam parte do acervo do historiador cearense Nirez, hoje compondo do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF).
SOBRE O MUSEU
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias.
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da Capital e do Interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores.
Confira as fotos da abertura da exposição no Fórum clicando aqui.