Conteúdo da Notícia

Estudantes de escolas estaduais visitam Palácio da Justiça

Estudantes de escolas estaduais visitam Palácio da Justiça

Ouvir: Estudantes de escolas estaduais visitam Palácio da Justiça

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta terça-feira (11/08), alunos das escolas estaduais Padre Marcelino Champagnat e Maria José Medeiros, localizadas, respectivamente, nos bairros Barroso e Papicu. A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que busca aproximar o Judiciário da sociedade.
Ao todo, 69 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio conheceram o Memorial do Poder Judiciário, a Ouvidoria Geral, o Setor de Protocolo e o Pleno do Tribunal. Além disso, assistiram a vídeo que mostra o funcionamento das unidades da Justiça cearense.
Para Talita Castro, 18 anos, da Escola Maria José Medeiros, a maioria da população não conhece o Judiciário. “Hoje tive a oportunidade de aprender sobre os tipos de casos que são julgados aqui”, disse a jovem, ao destacar a importância das visitas.
O programa “Justiça e Cidadania” foi instituído pela Resolução nº 5/2011, do Órgão Especial do TJCE, cujo objetivo é estabelecer canal de comunicação com a sociedade. Está alinhado a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos da Justiça.
As Instituições interessadas em participar devem ligar para (85) 3207-7044/7052.