Conteúdo da Notícia

Estudantes de Direito da Unifor assistem à palestra sobre conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

Estudantes de Direito da Unifor assistem à palestra sobre conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Estudantes de Direito da Unifor assistem à palestra sobre conciliação no Fórum Clóvis Beviláqua

O projeto “O Fórum mais próximo da sociedade” realizou uma palestra para alunos de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) nessa quarta-feira (14/09). O evento ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e teve como tema “O Poder Judiciário na construção da paz social: a conciliação e a mediação judicial”. O palestrante foi o supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital (Cejusc), Hélder Assunção.
Ele destacou que umas das atividades do Cejusc é realização das audiências de conciliação e mediação. “A Resolução nº 125/10 do Conselho Nacional de Justiça, e o novo Código de Processo Civil, garantem ao jurisdicionado, além da análise das demandas pelo Judiciário, o tratamento adequado de conflito, por meio de técnicas autocompositivas de mediação e conciliação, que auxiliam as partes a restabelecerem o diálogo. O Tribunal de Justiça do Ceará, desde 2007, já vinha investindo esforços nas políticas autocompositivas”, explicou.
O aluno Pedro Henrique Mesquita, do 10º semestre, considerou o evento importante no intuito de “aumentar o conhecimento no âmbito de ensino jurídico e acadêmico, para uma melhor formação profissional”. Já Wellington Almeida, do 8º semestre, ressaltou a oportunidade de “conhecer a estrutura do Judiciário, como também o seu funcionamento, além de outras ações de relevância para a sociedade, como as audiências de mediação e conciliação”.
Criado em abril de 2007, o projeto é uma iniciativa da Seção de Capacitação (Secap) do Fórum. Consiste em visitas guidas em que os participantes assistem a palestras e sessões de julgamento. O público-alvo é formado por estudantes de Direito de Fortaleza e alunos de escolas do ensino médio, públicas e particulares, da Capital. Para programar visitas, as instituições de ensino devem entrar em contato com a Secap pelo telefone 3492.8060.