Conteúdo da Notícia

Esmec vai elaborar mapeamento de competências de magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Esmec vai elaborar mapeamento de competências de magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vai iniciar o trabalho de mapeamento de competências de magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A medida foi aprovada nessa segunda-feira (19/09), durante reunião conduzida pela presidente do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

“Acho importante, dentro da nossa Gestão, realizamos esse mapeamento de competências de magistrados, até para que haja melhor envolvimento das unidades. É fundamental o papel da Esmec nesse trabalho e na forma que esse projeto foi apresentado. Acredito que dever ter continuidade nas próximas gestões”, afirmou a desembargadora na ocasião.

Na reunião, o diretor da Esmec, desembargador Luciano Lima, apresentou o projeto, que consiste em um trabalho de pesquisa com o objetivo de identificar as principais competências para atuação de magistradas e magistrados na Justiça estadual, com base na concepção das esferas técnica, atitudinal e gerencial.

O resultado do trabalho vai permitir que a Escola desenvolva as competências e habilidades, por meio de aprofundamento técnico relacionado aos mais diversos aspectos, como elaboração de atos decisórios, capacidade de gerenciamento, resolução de conflitos, entre outros.

Durante a apresentação, o magistrado ressaltou que o trabalho, que prossegue até agosto de 2023, vai ser desenvolvido por uma equipe de pesquisadores doutores tanto de fora quanto da própria Escola da Magistratura. Além disso, a equipe de apoio será formada por colaboradores também da Esmec. “Nós saímos de algo mais provinciano para fazermos projetos como grandes centros de pesquisa e universidades fazem, com um trabalho mais técnico e de fundamentação teórica”, destacou o desembargador Luciano Lima.

Estiveram presentes no encontro os juízes auxiliares da Presidência, Flávia Setubal, Ricardo Alexandre e Emílio Viana; o juiz coordenador da Escola, Alexandre Sá; o superintendente da área Administrativa do TJCE, Sérgio Mendes; e o secretário de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão.