Conteúdo da Notícia

Projeto do I Juizado da Mulher auxilia vítimas de violência doméstica a ingressarem no mercado de trabalho

Ouvir: Projeto do I Juizado da Mulher auxilia vítimas de violência doméstica a ingressarem no mercado de trabalho

Além de julgar processos envolvendo crimes contra o público feminino, o I Juizado da Mulher de Fortaleza instituiu o projeto “De Mãos Dadas pela Paz em Casa”, iniciativa que promove capacitação, apoio financeiro e operacional às vítimas de violência doméstica. Entre os meses de agosto e setembro, 16 mulheres realizaram curso de Aperfeiçoamento para Cabeleireiras em Alisamento e Diagnóstico Capilar e, partir daí, estão aptas a ingressarem no competitivo mercado de trabalho e obterem a independência financeira.

“Através desse curso, as mulheres que tiveram a oportunidade anterior de se capacitarem em uma nova profissão, qual seja a de cabeleireiro, puderam se especializar e oferecer um diferencial, seja para colocação no mercado de trabalho, seja para empreender individualmente. Todas elas se encontravam em situação de dependência financeira e essa autonomia é fundamental para que a mulher rompa o ciclo de violência”, disse a titular do I Juizado da Mulher da Capital, juíza Rosa Mendonça.

A magistrada enfatizou a parceria com a empresa capacitadora e o incentivo proporcionado ao público feminino. “Não adianta julgar o processo se a mulher não tem condições de realmente viver de forma autônoma e livre. Destaco especialmente a iniciativa da Shirley Magalhães [profissional que realizou o treinamento], que acolheu o projeto de ‘Mãos Dadas pela Paz em Casa’ e trouxe para dentro do Juizado um curso de excelência, cujo resultado foi extremamente positivo. Além disso, ela tem acompanhado pessoalmente essas mulheres, tirando dúvidas sobre os procedimentos para que elas obtenham um excelente resultado”.

Beneficiada com a iniciativa, *Neila de Oliveira, 41 anos, estava desempregada e sua renda vem do auxílio emergencial. Com a capacitação, ela tem atendido em casa com pequenos serviços, como escova e hidratação. “Fiz o curso básico de cabeleireiro na Casa da Mulher e ontem concluí o aperfeiçoamento no Juizado e foi maravilhoso, foi muito aprendizado. Me deu muito mais conhecimento, pois eu tinha só o básico. Foi muito produtivo, eu amei o curso e agora eu quero me especializar mais ainda. Terei como ampliar os serviços oferecidos e estou com a esperança de aumentar minha renda”.

A medida conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com cursos profissionalizantes do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A empresa responsável pelo treinamento foi a Disbell Cosméticos.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

*A pedido da beneficiada, colocamos nome fictício.

JustiçaMulher