Conteúdo da Notícia

Ernani Barreira reúne-se com juízes e anuncia que virtualização já começou

Ouvir: Ernani Barreira reúne-se com juízes e anuncia que virtualização já começou

12.02.10
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto, se reuniu, ontem, 5ª.feira (11/02), com os juízes da Comarca de Fortaleza para anunciar que o processo de virtualização dos processos será iniciado após o feriado do Carnaval.
?Estamos criando uma nova justiça no Ceará. Em um ano, teremos completado a virtualização de toda a Comarca de Fortaleza e do Tribunal de Justiça, e em dois anos, das comarcas do Interior. Seremos a primeira capital da América Latina com a justiça completamente virtualizada?, afirmou o desembargador na reunião realizada no Fórum Clóvis Beviláqua.
Também presente, o presidente da empresa Softplan, Ilson Stabile, demonstrou para os magistrados como funcionará, na prática, o Projeto de Virtualização da Justiça. ?Esse novo sistema permite que todos os trâmites sejam feitos de forma eletrônica, através de um mecanismo de assinatura digital. Os advogados, por exemplo, poderão fazer uma petição pelo portal do Tribunal de Justiça?, explicou o executivo da empresa vencedora da licitação para concretizar a mudança.
De acordo com ele, a virtualização na 1ª instância começará a ser realizada pelas Varas da Fazenda Pública e de Execução Penal. ?Valerá tanto para os novos processos como para os que já existem, já que estes serão digitalizados?.
Entre os benefícios do novo sistema, Ilson Stabile destacou a integração entre instituições, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, a redução de custos e a agilidade. ?Não se trata só de deixar de imprimir papel, significa também economizar os recursos humanos, já que o tempo de manuseio do processo diminui em até 70% com a virtualização?, acrescentou.
Fonte: TJ/Ceará