Conteúdo da Notícia

Entorno do Palácio da Justiça ganha novo paisagismo com plantio de 2,6 mil mudas

Ouvir: Entorno do Palácio da Justiça ganha novo paisagismo com plantio de 2,6 mil mudas

O plantio de 2.587 mudas foi finalizado neste sábado (15/05), no entorno do Palácio da Justiça. O trabalho resulta de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor). Na ocasião, a presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, realizou o plantio de mudas nativas de ipê. “É uma honra muito grande, neste momento, estar contribuindo para o meio ambiente. Cortar árvore, jamais! E sim, plantar”, destacou a magistrada.

Também presente no encerramento do plantio, o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Pedro Sampaio, elogiou e agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Isso faz parte de um conjunto de ações, resultantes da sensibilidade da presidente, para humanizar os ambientes, trazendo mais verde”. Para o superintendente da URBFor, Ronaldo Nogueira, que também esteve na conclusão dos trabalhos, parcerias com diferentes órgãos possibilitam “cada vez mais, avançar na preservação e na revitalização do ambiente natural”.

O plantio no TJCE foi iniciado nesta segunda-feira (10/05), mas os trabalhos preparatórios começaram há 20 dias, com a busca, triagem, carga e transporte das mudas vindas do horto municipal. A ação está em sintonia com a Agenda 2030, pois a atual gestão do Tribunal está focada também na sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

AGENDA 2030 – A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido no âmbito da Organização das Nações Unidas visando à erradicação da pobreza e à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030. Também leva em conta as metas globais fixadas pela ONU em 2015, designadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem alcançadas nos 15 anos imediatamente subsequentes.

Relação das espécies plantadas:

Lutiela
Palmeira salão
Palmeira sombrinha
Palmeira diguale
Croton americano
Croton variegado
Dracena imperial
Mini lacre
Mini Alamanda
Cluzia
Muzaendra
Jasmim lacre
Moreia
Espada de São Jorge
Espada de cilindro
Ipê
Pau Brasil
Samambaia