Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 88% costumam checar a credibilidade de notícias na internet

Enquete TJCE: 88% costumam checar a credibilidade de notícias na internet

Ouvir: Enquete TJCE: 88% costumam checar a credibilidade de notícias na internet

Com a utilização das redes sociais, é cada vez mais frequente a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas costumam checar as informações antes de compartilhar.
A enquete teve a participação de 188 pessoas, sendo que 88% (166 votos) responderam que costumam verificar se o texto é de veículo ou fonte com credibilidade. Já 9% (16) não costumam checar e simplesmente passam adiante, enquanto 3% (6) não têm opinião a respeito do assunto.
As fake news têm grande poder de tumultuar as relações, podendo causar danos às pessoas envolvidas. No Brasil, ainda não há legislação sobre as notícias falsas veiculadas na internet, porém, se tem vivenciado série de medidas judiciais que obrigam as empresas responsáveis a retirar essas informações do ar.
A nova enquete do TJCE já está disponível: Tramita no Congresso o projeto de lei nº 6.299/02, que altera a legislação referente à utilização dos agrotóxicos no Brasil. Você conhece as principais alterações propostas?