Conteúdo da Notícia

Desembargador Filgueira Mendes lança livro “O tempo e outros escritos” no Tribunal de Justiça

Desembargador Filgueira Mendes lança livro “O tempo e outros escritos” no Tribunal de Justiça

Ouvir: Desembargador Filgueira Mendes lança livro “O tempo e outros escritos” no Tribunal de Justiça

“O tempo. Eis a medida irreversível de todas as coisas, irrepetível, fluido e mutante”. O trecho descreve a essência do livro chamado “O tempo e outros escritos”, de autoria do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, lançado nesta terça-feira (03/07), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Ao falar sobre o exemplar, o autor explicou que a obra resgata textos que ficaram de fora de publicações já lançadas por ele, como o “Credo” (2016) e “Perfis Doutrinários de Direito Concreto – Variações Sobre Temas Jurídicos – Livro II” (2017). “Esse livro representa a minha vivência aqui no Tribunal e o acórdão da minha vida como julgador, descrevendo-os de forma jurídica e literária”, falou, emocionado, na presença de magistrados, familiares e amigos.
Presente à solenidade de lançamento, o chefe do Judiciário cearense, desembargador Gladyson Pontes, parabenizou o escritor. “Ficamos muito felizes com o lançamento desse livro, e estimulamos outros magistrados que façam o mesmo”, afirmou.
O desembargador Durval Aires Filho também expressou palavras de admiração pela mais nova obra. “Um ótimo texto, leve e suave, contextualizando o tempo como invenção humana”.
O magistrado ressaltou ainda que “’O tempo e Outros Escritos’ ganha contornos práticos ao pontuar o trabalho com inúmeros acórdãos, relativos a agravos de instrumento, embargos de declaração e apelações, de grande valia não apenas pelo modelo a ser orientado, mas pelo cuidado com a forma e conteúdo”.
Também compareceram ao evento os desembargadores Washington Araújo, vice-presidente do TJCE, Abelardo Benevides, Nailde Pinheiro, Lincoln Araújo, Paulo Ponte, Emanuel Leite, Adelineide Viana, Tereze Neumann, além dos juízes convocados Marlúcia de Araújo Bezerra e Henrique Jorge Holanda, entre outras autoridades.