Conteúdo da Notícia

Encontro em Minas Gerais marca posse de Juíza do TJCE na Diretoria Executiva do Cocevid

Ouvir: Encontro em Minas Gerais marca posse de Juíza do TJCE na Diretoria Executiva do Cocevid

A juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), assumiu, nesta quinta-feira (03/02), a função de Primeira Secretária da Diretoria Executiva do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid) para 2022. A solenidade de posse ocorreu durante Encontro do Cocevid, realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a magistrada considera que “integrar a Diretoria Executiva do Cocevid me proporcionará uma participação mais ativa e direta nas atividades para o aperfeiçoamento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher”.

Além da juíza cearense, tomaram posse a desembargadora Paula Cunha e Silva, do TJMG, no cargo de presidente; e a juíza Ana Lúcia Lourenço, do TJ do Pará, como vice-presidente.

O ENCONTRO
O Encontro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro é voltado para magistrados de todo o país. O objetivo é discutir políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, fomentando e implementando, nas Coordenadorias da Mulher de cada Estado, ações e projetos voltados à toda forma de prevenção, punição e erradicação desse tipo de crime.

O evento começou pela manhã, com círculo de diálogo conduzido pela juíza Claudia Catefasta, do TJ do Paraná. A magistrada apresentou práticas realizadas no Estado, especialmente voltadas aos homens autores de violência. Também houve a troca de experiências entre os participantes.

À tarde foram votadas as metas do Cocevid para 2022. Entre as diretrizes estão fomentar a capacitação de magistrados e servidores quanto aos temas ligados à violência doméstica e familiar, além da criação e do fortalecimento de grupos reflexivos, envolvendo os homens.

Após a posse, houve palestra da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil.

COCEVID
O Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro, que tem sede em Brasília, foi fundado no dia 12 de novembro de 2018, na cidade de Recife, em Pernambuco. É composto por Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais. No TJCE, a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra é a presidente da Coordenadoria da Mulher.

Entre os objetivos do Colégio estão o aperfeiçoamento da Política Judiciária Nacional de enfrentamento da violência contra as Mulheres pelo Poder Judiciário e o estímulo à troca de experiências e conhecimento. O Cocevid também tem atuado na uniformização dos métodos e critérios administrativos e judiciais, bem como nos projetos e práticas implementadas, observadas as peculiaridades de cada região.