Conteúdo da Notícia

Em live com jornalistas, lançamento do Programa Avançar marca um ano da Gestão do TJCE

Ouvir: Em live com jornalistas, lançamento do Programa Avançar marca um ano da Gestão do TJCE

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, completou um ano à frente do Judiciário estadual. Para celebrar, a magistrada participou de uma live, nesta quarta-feira (26/01), transmitida pelo canal oficial do TJCE no YouTube. Na ocasião, a presidente conversou com jornalistas, fez um balanço do primeiro ano de gestão e lançou o programa Avançar, um pacote de projetos voltados à humanização, infraestrutura e tecnologia.

Assista à live completa AQUI.

Na ocasião, a magistrada ressaltou o empenho para conseguir viabilizar o empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiar o Promojud, que é parte do Programa Avançar. “Todo esse aporte financeiro será investido em tecnologia do Poder Judiciário. Hoje nós não falamos mais na transformação digital, mas sim na execução desse projeto, a materialização dessa transformação digital. Esse empréstimo que o Poder Judiciário conseguiu está sendo uma referência nacional”, destacou a magistrada.

Entre os principais projetos estão os voltados ao atendimento ao público. Na ocasião, a desembargadora citou a inauguração de uma nova unidade de Juizado Especial em Fortaleza que ficará dentro de um shopping, no bairro Benfica, como uma dessas novidades. “É mais um canal acessível aos advogados e à sociedade cearense. Estamos sempre em um constante aprimoramento de todas essas técnicas de comunicação.”

DIREITO DAS MULHERES EM FOCO
Outro destaque foi o combate à violência doméstica. “Hoje nós temos um atendimento diferenciado para aquela mulher que sofreu ou que sofre uma violência. Nós temos a CAJ, que é a central de atendimento judicial voltada a essa mulher que está fragilizada, e temos também buscado aumentar o número de unidades que realizam esse atendimento. Em breve iremos inaugurar uma unidade do Juizado da Violência Doméstica e Familiar na região do Cariri, em Sobral e na comarca de Maracanaú. São ações que realmente a gente vem expandindo cada vez mais dentro da nossa instituição”, pontuou a magistrada.

Durante a transmissão, a chefe do Judiciário cearense destacou o concurso anunciado pelo TJCE na última terça-feira (25), com 41 vagas para analista judiciário e dez vagas para o cargo de oficial de justiça. A magistrada relembrou que, durante o ano passado, convocou 32 magistrados e 94 técnicos judiciários. Sobre infraestrutura, a desembargadora ainda citou a construção e reformas de fóruns do Interior e na Capital, como as melhorias no Fórum Clóvis Beviláqua.

Na live, houve espaço ainda para que jornalistas dos principais veículos de comunicação tirassem suas dúvidas sobre o programa e ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça. Ao final, a presidente agradeceu aos presentes e anunciou o lançamento do Prêmio Justiça e Cidadania de Jornalismo para o primeiro semestre deste ano. “Esse prêmio, iniciativa inédita no Judiciário estadual, visa contemplar aqueles jornalistas que venham, no ano de 2022, apresentar trabalhos relacionados ao nosso Poder Judiciário.”

PRIMEIRO ANO DE GESTÃO
O evento marcou também a apresentação de um vídeo com as principais ações do primeiro ano de gestão, que é composta, além da presidente, pelos desembargadores Antonio Abelardo Benevides Moraes, vice-presidente, e Paulo Airton Albuquerque Filho, corregedor-geral da Justiça.

Também foram exibidos vídeos de magistrados e servidores que fazem parte do quadro de colaboradores do Judiciário estadual. O juiz Jose Flavio Bezerra Morais, diretor do Fórum Hermes Parahyba, na Comarca do Crato, comentou sobre as dificuldades do ano que passou. “Tempos assim desafiantes exigem dirigentes sensíveis e capazes de resolver os problemas que surgem de forma inesperada. Felizmente, temos nesse período a presidência da desembargadora Nailde Pinheiro, que tem essas qualidades.”

Estagiária de pós-graduação, lotada na Sejud de 2º Grau, Camila Lima disse ser uma satisfação poder contabilizar os ganhos que o Judiciário cearense obteve no ano de 2021. “Tivemos melhorias em vários fóruns no interior do Estado, o aumento da produtividade, a modernização do sistema judiciário e também a frequente capacitação de todos aqueles que compõem a Justiça do Estado do Ceará”, pontuou.

Gilsilene Bezerra, que é supervisora da 1ª Vara de Santa Quitéria, destacou a construção do fórum da Comarca, concretizada no último ano. “Agora temos um fórum de qualidade, acessível, bem equipado. Nós aqui de Santa Quitéria, tanto do Poder Judiciário como da população em geral, queremos desejar para a desembargadora Nailde que ela continue com esse mesmo trabalho que vem desenvolvendo, otimizando o trabalho da Justiça”, concluiu.