Conteúdo da Notícia

Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, TJCE promove plantio de ipês e distribui mudas para colaboradores

Ouvir: Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, TJCE promove plantio de ipês e distribui mudas para colaboradores

O entorno do Fórum Clóvis Beviláqua vai ganhar mais vida com a beleza e exuberância dos ipês-amarelos. Como parte das ações do Mês do Meio Ambiente no Poder Judiciário cearense, foi realizado, na tarde dessa terça-feira (07/06), o plantio de dez mudas da espécie, que foi escolhida como árvore-símbolo do Brasil e é conhecida pelas flores de cores intensas que formam “tapetes” naturais no chão.

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, plantou uma das mudas, no canteiro central do prédio, na avenida Washington Soares. “Esse é um ato simbólico que demonstra nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e com a sustentabilidade, deixando um legado positivo para as próximas gerações. É também uma forma de dar nossa contribuição para uma cidade mais verde, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou a magistrada.

Presidente do TJCE e diretora do Fórum aderem à campanha

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina de Lima Esmeraldo, também participou da ação. “O ato de plantar é sempre significativo. É deixar para o amanhã um pouco da história do hoje, é cuidar do futuro e deixar um planeta melhor para os nossos descendentes. Se cada um se detivesse, pelo menos uma vez, a plantar uma árvore, a gente com certeza teria muito mais área verde do que temos hoje”, disse.

As mudas de ipês foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará (Semace). O plantio integra as iniciativas da Administração do TJCE e Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua que prezam pela humanização e promoção do bem-estar, contribuindo ainda com a sustentabilidade e arborização dos espaços públicos. O prédio também conta com outras ações voltadas para a sustentabilidade, como reuso de água e destinação de resíduos para reciclagem.

Em 2021, a partir de uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), o TJCE promoveu também o plantio de quase 2,6 mil mudas no entorno do Palácio da Justiça, localizado no Centro Administrativo do Cambeba.

Colaboradores também fazem o plantio das mudas

DOAÇÃO DE MUDAS

Como forma de incentivar, entre os colaboradores, o contato com a natureza e o cultivo de plantas, a Diretoria do Fórum vai realizar, nessa quarta-feira (08/06), a doação de 70 mudas de espécies medicinais e ornamentais.

Estarão disponíveis mudas de boldo-do-chile (medicinal), pleomele e pingo-de-ouro (ornamentais), geradas a partir de plantas cultivadas nos jardins do prédio.

A distribuição ocorrerá na Praça ComViver, área localizada no nível 1 – setor Verde do FCB, que recentemente ganhou nova ambientação, tornando-se mais um ambiente acolhedor, que propicia momentos de relaxamento para quem trabalha e circula no local. A entrega será das 14 às 16h, enquanto houver disponibilidade de mudas.

Agenda2030