Conteúdo da Notícia

Na retomada do projeto ‘O Fórum Mais Próximo da Sociedade’, estudantes de Direito conhecem o Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Na retomada do projeto ‘O Fórum Mais Próximo da Sociedade’, estudantes de Direito conhecem o Fórum Clóvis Beviláqua

Vinte e um alunos do 3º e 4º semestres do Curso de Direito da Faculdade Ari de Sá tiveram a oportunidade de participar, nessa segunda-feira (06/06), da retomada do projeto “O Fórum Mais Próximo da Sociedade”. É que depois de aproximadamente dois anos sem atividades, por conta da pandemia do coronavírus, um grupo de jovens pôde realizar uma visita guiada ao Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e assistir a duas palestras com temáticas ligadas ao funcionamento da Justiça estadual.

A iniciativa, que busca despertar na comunidade estudantil uma conscientização a respeito da função social do Judiciário e já beneficiou 6.189 estudantes de nível médio e de graduação desde sua primeira edição, em abril de 2007, passou a integrar o “Programa Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Foi criado a partir da Resolução do Órgão Especial nº 05/2011, de 02/09/2011.

No Auditório Floriano Benevides, antes de conhecer a estrutura física da sede da Comarca de Fortaleza, os estudantes ouviram a explanação dos servidores Vanessa Plutarco Freitas, que é diretora da Área Administrativa do Fórum Clóvis Beviláqua, e Gabriel Victor Barros Forte, diretor do Núcleo de Governança da Comarca da Capital, sobre a organização do Poder Judiciário.

Na sequência, após passar pelas salas que abrigam o Pleno da Corte, os alunos, acompanhados pela professora Janaina Sena, das disciplinas de Processo Civil, conheceram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Capital, onde puderam aprender um pouco sobre o funcionamento do órgão com quem o chefia, a servidora Geanne Catunda. Por fim, estiveram nas dependências do Salão do Tribunal do Júri para entender como ocorrem as sessões que não raro atingem grande repercussão popular.

Estudantes de Direito conhecem funcionamento da Justiça no Fórum Clovis Beviláqua

‘PORTAS ABERTAS’
De volta ao auditório, os visitantes ainda assistiram à palestra da assistente da 37ª cível da Comarca de Fortaleza, Sarah Cavalcante Sampaio, que discorreu sobre os trâmites do processo judicial. No fim da tarde, eles ainda puderam conhecer as instalações da própria unidade judiciária.

“Abrir as portas da nossa casa para os estudantes de Direito é, sem dúvida, uma alegria para todos nós que trabalhamos no Poder Judiciário, pois contribuímos para que os alunos tenham o conhecimento de como funciona, na prática, o Direito, além dos livros que precisam estudar. Com isso, também podemos dar a oportunidade para que conheçam ambientes que muitas vezes só conhecem quando iniciam seus estágios no Poder Judiciário”, explicou a chefe da Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua, Thais Barbosa de Oliveira Maia. Ela informa que o próximo encontro deve ocorrer no segundo semestre de 2022.

SERVIÇO:
Contato: Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua
E-mail: tjce.secap@tjce.jus.br
WhatsApp: (85) 3492-8060

Agenda2030