Conteúdo da Notícia

Edição especial do “Judiciário em Evidência” traz entrevista com presidente do TJCE

Edição especial do “Judiciário em Evidência” traz entrevista com presidente do TJCE

Ouvir: Edição especial do “Judiciário em Evidência” traz entrevista com presidente do TJCE

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Glaydson Pontes, é o entrevistado do “Judiciário em Evidência” desta semana. O magistrado recebeu a equipe do programa no gabinete da Presidência para gravação especial sobre o balanço das ações desenvolvidas pela gestão durante o ano de 2017.
Entre os destaques está a nova lei da Organização Judiciária, sancionada pelo governador do Estado em novembro. O principal objetivo, segundo o presidente, foi ampliar o atendimento onde existe maior demanda. O aumento das Zonas Judiciárias; a criação das Varas da Infância e da Juventude, bem como da 2ª Vara de Família e Sucessões em Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte; além do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia são algumas das demais mudanças.
Além disso, houve a elevação da Comarca do Crato à Entrância Final, a alteração de competência dos Juizados Especiais de Fortaleza e a especialização das Varas Cíveis da Capital.
Outro assunto da entrevista é a reforma administrativa, que priorizou o 1º Grau de Jurisdição, porta de entrada dos processos que chegam ao Judiciário. O presidente ressalta o aumento da produtividade com a criação dos cargos de assistente e supervisor das varas.
O desembargador Glaydson Pontes fala ainda sobre os benefícios da expansão do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Agora, além das Comarcas de Fortaleza e Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral contam com processo virtual.
Com relação às ações para reduzir o número de processos, ênfase para o Movimento de Apoio ao Sistema Prisional (Masp), que está no segundo ciclo e tem priorizado o julgamento de réus presos que respondem a vários processos. As campanhas de combate à violência de gênero, as mobilizações para incentivar a solução consensual de conflitos e as iniciativas de aproximação do Judiciário com a sociedade também são lembradas pelo presidente.
O programa desta semana traz ainda reportagem sobre o encerramento das atividades da Comissão Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai). O objetivo do evento, realizado no dia 15 de dezembro, foi homenagear padrinhos e benfeitores que, no decorrer do ano, colaboraram com a causa de crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento.
O telespectador confere também o vídeo institucional de fim de ano da Justiça estadual. O Coral do Judiciário, conduzido pela maestrina Domízia Almeida, apresentou a música “A Paz” (Roupa Nova) e foi acompanhado por magistrados, servidores e colaboradores.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (23/12), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; e segunda-feira (25/12), às 14h30, na TV Fortaleza, e às 20h, na TV O Povo. Também será reprisado no dia 30 de dezembro e no dia 1º de janeiro nos mesmos horários e canais.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.