Conteúdo da Notícia

Diálogo e transparência: Secretaria Judiciária do 1º Grau se reúne com representantes da OAB-CE

Ouvir: Diálogo e transparência: Secretaria Judiciária do 1º Grau se reúne com representantes da OAB-CE

Em mais um movimento de diálogo e transparência do Poder Judiciário cearense, foi apresentado o balanço dos trabalhos realizados pela Secretaria Judiciária (Sejud) de 1º Grau de Fortaleza. O encontro virtual, realizado nesta segunda-feira (07/06), contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).

De acordo com a Sejud, de janeiro a maio deste ano foram emitidos 425.627 expedientes, baixados 81.447 processos e expedidos 8.191 alvarás de levantamento (com tempo médio de expedição de nove dias corridos). Já a quantidade de movimentações processuais chegou a 528.650 nesse mesmo período. Ainda de acordo com a Secretaria, as determinações judiciais urgentes têm a emissão dos respectivos expedientes feita no prazo de até 48 horas.

Atualmente, 85 Varas (Cíveis, Família, Criminal, Fazenda Pública e Juizado da Fazenda Pública) são atendidas pela Sejud de 1º Grau de Fortaleza, que em janeiro de 2021 registrou um acervo total de 255.399 processos.

Em razão da pandemia da Covid-19, os atendimentos continuam sendo feitos de forma remota por meio do Balcão Virtual, disponibilizado no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) junto aos contatos das unidades judiciárias atendidas pela Sejud. Também é possível entrar em contato via WhatsApp Business, pelo número (85) 3492-8024, ou pelo e-mail atendimentosejud1grau@tjce.jus.br.

Sobre essa interação virtual, a Sejud informou que, de março a maio, ocorreram 1.902 atendimentos via WhatsApp, 5.875 por e-mail e 1.035 através do Balcão Virtual, que começou a funcionar no mês passado. A Secretaria ainda realizou pesquisa de satisfação com o público que acessou os canais de atendimento nesses últimos três meses. Entre os entrevistados, 85% classificaram como excelente, 14% consideraram bom e apenas 1% afirmou ser ruim.

Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Emílio Medeiros Viana e Ricardo Alexandre Costa, além da juíza Solange Menezes Holanda, supervisora da Sejud de 1º Grau, do superintendente da área Judiciária, Nilsiton Aragão, e do secretário judiciário Marcelo Fontenele. Entre os integrantes da OAB-CE estavam o presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, e o presidente do Tribunal de Prerrogativas da OAB-CE, Cleto Gomes.

SAIBA MAIS
A Sejud de 1º Grau foi criada pela Lei nº 16.905, em junho de 2019, para promover mais agilidade aos atos processuais e decisões judiciais. A unidade tem como função concentrar expedientes administrativos das unidades judiciárias, gerando mais celeridade e eficiência, a partir da otimização do trabalho e da especialização das funções judiciais, deixando os gabinetes dos juízes concentrados na realização de audiências e julgamentos.