Desembargador Ximenes é homenageado na Assembléia Legislativa
- 1107 Visualizações
- 23-06-2009
?Mais importante que a independência é a harmonia das manifestações políticas e administrativas das diversas funções do Poder do Estado, não deixando de reconhecer que o equilíbrio dos Poderes não se dá apenas mediante uma ação balanceada do Legislativo, Executivo e Judiciário, mas também de seus controles recíprocos?, destacou o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, em discurso de agradecimento ao receber, da Assembléia Legislativa, a ?Medalha do Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio?.
A deputada Tânia Gurgel (PSDB/CE), autora da autorga da medalha, afirmou que a homenagem da Assembléia ao desembargador Fernando Ximenes ?é um momento de exaltar sua competência à disposição da sociedade cearense?. Para a deputada, trata-se de ?um dos homens mais respeitáveis da vida pública cearense?.
A sessão solene de entrega da comenda foi realizada nesta segunda-feira (22/06), no Plenário 13 de Maio, com as presenças do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho, e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto.
Presentes, também, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), desembargador Ademar Mendes Bezerra, a defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes, além de desembargadores, juízes de Direito, procuradores e familiares do desembargador homenageado.
Ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará e presidente da 1ª Câmara Cível, o desembargador Fernando Ximenes lembrou, ainda, que ?é nas Casas legislativas que o processo deliberativo se dá com maior observância das regras democráticas, como a representatividade popular e o respeito pelas minorias?.
Há 15 anos como desembargador, na vaga destinada a advogados, Fernando Ximenes destacou, em seu discurso de agradecimento, que a partir daí ?fixei moradia no Judiciário, ao que me parece, definitiva?.
?Descobri em mim uma vocação assaz acentuada ao fortalecimento do Estado democrático do Direito, à efetivação dos direitos fundamentais do homem e à promoção da paz social, tudo isso tendo como esteio um valor maior, que é a dignidade da pessoa humana, razão maior e última da existência do Estado e da Sociedade?.
A comenda, instituída pela Resolução nº 526, de 1º de novembro de 2005, visa distinguir, a cada ano, cidadão que tenha prestado comprovadamente relevantes serviços à sociedade cearense. ?Homenagem deste quilate desperta alegria e reconforta, pois é sinal de que a luta não foi em vão?, destacou Fernando Ximenes.