Conteúdo da Notícia

Desembargador Washington Araújo é homenageado no Estado do Piauí

Desembargador Washington Araújo é homenageado no Estado do Piauí

Ouvir: Desembargador Washington Araújo é homenageado no Estado do Piauí

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, recebeu honrarias concedidas pelo Município de Campo Maior e pelo Estado do Piauí. A homenagem ocorreu nesta quarta-feira (13/03), durante solenidade cívico-militar em comemoração aos 196 anos da Batalha do Jenipapo, importante ação para a independência do Brasil.
O desembargador, que é natural daquela cidade, recebeu a “Ordem Estadual do Mérito Renascença”, único na categoria “Grã-Cruz”, e a “Medalha Heróis do Jenipapo”. As distinções são entregues para personalidades que prestaram relevantes serviços àquele Estado e ao referido Município, respectivamente. A relação tem outros agraciados.
A programação teve ainda desfile militar e apresentação teatral. As festividades ocorreram no Monumento Heróis do Jenipapo, construído em 1975.

Wesley Paz/CampoMaiorEmFoco

A BATALHA
Segundo sites de História, a batalha ocorreu em 13 de março de 1823, às margens do rio que tem o mesmo nome, onde hoje fica Campo Maior. Teve também a participação de cearenses e maranhenses.
Lavradores, artesãos, escravos, roceiros e vaqueiros (com facões, machados, porretes e armas artesanais) enfrentaram soldados treinados, armados e a cavalo, do lado português. Os brasileiros perderam a batalha, mas o embate foi importante para a emancipação do Brasil.