Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Sales Neto recebe homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

Desembargador Francisco Sales Neto recebe homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

Ouvir: Desembargador Francisco Sales Neto recebe homenagem da 1ª Câmara Cível do TJCE

Integrantes da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenagearam, nesta segunda-feira (21/01), o desembargador Francisco Sales Neto. O magistrado deixará o órgão julgador para assumir o cargo de corregedor geral da Justiça do Estado, no próximo dia 28.

O presidente da Câmara, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, destacou a atuação de Sales Neto. “Sentiremos falta de suas lições. Ele é um grande julgador e não tenho dúvidas de que fará um bom trabalho à frente da Corregedoria”, disse.

O desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte ressaltou o aspecto profissional do homenageado. “É honesto, íntegro, conciso e quando vota o faz pautado na Justiça. Fico feliz porque assumirá um cargo tão importante e, ao mesmo tempo, triste, pois é uma grande perda para nós”.

O desembargador Emanuel Leite Albuquerque lembrou o lado humano do magistrado. “É um excelente amigo, calmo, paciente e tem o respeito de todos. Além disso, sabe interpretar muito bem o Direito, com decisões que visam, sobretudo, ao lado social”.

O representante do Ministério Público do Ceará (MP/CE), Luiz Eduardo dos Santos, afirmou que conhece Sales Neto há mais de 30 anos. “Trabalhamos juntos em várias Comarcas do Interior e aprendi muito com ele, que traz dentro de si uma liderança natural”.

O servidor Ulises Monteiro falou em nome dos funcionários lotados no Gabinete do homenageado. “Somos privilegiados por ter não um chefe, mas um grande mestre e uma figura paterna que nos aconselha e ensina”.

Ao final, Sales Neto agradeceu pela homenagem. “Foi uma honra participar deste órgão colegiado. Aqui aprendi muito e essa experiência irá me auxiliar na nova missão. Agradeço a todos, de coração, pelo carinho e as palavras elogiosas. Muito obrigado”.

Sales Neto tem mais de 33 anos dedicados à magistratura cearense, dos quais cinco atuando como membro julgador da 1ª Câmara Cível. Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, nasceu em 4 de setembro de 1945. É filho de Francisco de Sales Filho e Maria Francisca da Conceição. Chegou ao Ceará em 1965, aos 19 anos de idade. Seu primeiro trabalho foi como professor primário do Colégio Brasil, em Fortaleza.

Em seguida atuou como advogado na cidade de Morada Nova. Depois exerceu o cargo de promotor de Justiça em Jaguaruana e, em 1979, assumiu o cargo de juiz substituto de Alto Santo.