Conteúdo da Notícia

Desembargador Ademar Mendes Bezerra recebe homenagem  do Órgão Especial

Desembargador Ademar Mendes Bezerra recebe homenagem do Órgão Especial

Ouvir: Desembargador Ademar Mendes Bezerra recebe homenagem do Órgão Especial

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (25/04), o desembargador Ademar Mendes Bezerra, que se despediu do Judiciário estadual. O magistrado completou o tempo de serviço para aposentadoria, após 39 anos de dedicação.

Na ocasião, que contou também com a presença de servidores e familiares, o desembargador foi agraciado com uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à Justiça cearense. A homenagem foi entregue pelos desembargadores Fernando Luiz Ximenes Rocha e Maria Iracema Martins do Vale.

O presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, enalteceu a carreira do homenageado. Disse que cumpriu o dever e que deixará “uma marca de competência e probidade no exercício da judicatura, a qual tanto ama”.

A representante do Ministério Público Estadual (MP/CE), procuradora Marylene Barbosa Nobre, parabenizou o desembargador pela caminhada na magistratura, “sempre demonstrando transparência e apego à sociedade”.

O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha ressaltou a vocação de professor de Ademar Mendes Bezerra. Também demonstrou a emoção que sentiu ao presenciar as homenagens ao longo da semana, especialmente o discurso proferido nessa quarta-feira (23/04) na despedida da 2ª Câmara Cível. Fez referência ainda ao “brilhantismo e evocações poéticas”, das palavras do desembargador Ademar.

O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes parabenizou o magistrado pela família, invejável disposição ao trabalho, trato com as pessoas e pela saúde. “Os bens e a beleza física vão com o tempo, o bom nome fica”. Fez referência também ao homem honrado, que tem o dom da conciliação, e soube conviver com as diferenças.

Ao relembrar o convívio que teve com Ademar Bezerra, o desembargador João Byron de Figueirêdo Frota ressaltou as virtudes do magistrado. “É uma pessoa ornada com qualidade múltiplas”. O desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo fez referência “ao fácil trato” de Ademar Bezerra e desejou felicidades na nova caminhada.

A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale disse que foi uma honra e um privilégio ter trabalhado ao lado do homenageado e ressaltou que “tentará conduzir o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) da mesma forma, com humildade e correção, que é isso que a sociedade precisa”.

Representando a Justiça de 1º Grau, o juiz Ricardo Barreto, presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), afirmou que a categoria reconhece a dedicação do desembargador Ademar Bezerra às boas causas. “Um homem de personalidade simples e acolhedora, que uniu partes em conflito”.

O desembargador homenageado agradeceu a todos pelas manifestações e ressaltou “como é bom cumprir o dever”. Ele disse também que “sente satisfação interior de ter podido contribuir de alguma forma com a causa dos mais humildes”.

CARREIRA NA MAGISTRATURA

Ademar Mendes Bezerra é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e História pela Faculdade de Filosofia D. José de Sobral. É ainda especialista em Direito Público, pela UFC. O início na magistratura ocorreu em 1974, como juiz de Coreaú, distante 281 km de Fortaleza.

Atuou ainda nas Comarcas de Missão Velha, São Gonçalo do Amarante e Baturité e Fortaleza, onde foi titular da Vara das Execuções Criminais, Corregedoria dos Presídios e de Habeas Corpus. Em 2003, foi eleito desembargador do Tribunal, ocupando os cargos de presidente da 2ª Câmara Cível e coordenador do Memorial do Judiciário. Também está à frente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) desde 2011.

REMOÇÃO

Na mesma sessão, o Órgão Especial aprovou a remoção da desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, da 8ª Câmara Cível, para a vaga de Ademar Bezerra na 2ª Câmara Cível.