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Defensoria Pública lança serviço de atendimento por telefone

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31.03.2011 Fortaleza
Antes de sair de casa para procurar a Defensoria Pública do Estado, o cidadão pode e deve ligar gratuitamente de telefone fixo ou celular para o Alô Defensoria, através do número 129. A Central de Relacionamento contará com seis telefonistas preparadas para orientar sobre o atendimento e a documentação necessária para os casos. O serviço pretende aproximar os cidadãos da justiça e humanizar o atendimento.
Lançado ontem, o serviço Alô Defensoria atenderá as dúvidas dos cidadãos e pré-agendará atendimentos com os defensores públicos. Segundo o coordenador do Alô Defensoria, Carlos Levi Pessoa, a expectativa é que o serviço diminua o tempo de espera dessas pessoas.
Atualmente, o núcleo mais procurado está localizado na rua Caio Cid, mas existem outros 16 núcleos aptos a receber os cidadãos, além de duas unidades móveis. O novo serviço também mapeará os bairros que mais buscam o atendimento e quais são os principais casos. A partir do diagnóstico, os locais mais procurados poderão ser reforçados e núcleos descentralizados deverão ser criados.
Em fevereiro desse ano, a Defensoria Pública do Estado realizou 42 mil atendimentos. Segundo a defensora geral, Francilene Gomes, faltam denfesores no Estado. O número ideal seria 415, sendo que o quadro atual conta com 288 defensores, sendo 162 em Fortaleza e 126 no Interior. O déficit pode ser abrandado com a nomeação de 46 candidatos do concurso de 2008.
O governador Cid Gomes, presente no lançamento, afirmou que todos serão chamados no prazo, sem estipular data fixa.
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br