Conteúdo da Notícia

Defensores públicos deixam cargos por falta de adequados salários

Ouvir: Defensores públicos deixam cargos por falta de adequados salários

27.01.2011 cidade
Cerca de oito defensores públicos no Ceará estão deixando os cargos, porque os salários são baixos e, por isso, eles estão procurando ocupações para ganhar mais. A informação, em termos de lamentos, é da defensora pública geral no Estado, Francilene Gomes, observando que um defensor no Ceará ganha apenas 40 % do que recebe um juiz ou mesmo um promotor de Justiça.
Ela assegura que o Ceará é um dos estados que paga menos ao defensor público, e que eles são proibidos de trabalhar na profissão dedicando-se apenas ao cargo. Gomes não quis dizer quanto na realidade ganha um defensor público, apenas repetindo que ele ganha 40% do que recebe um juiz ou mesmo um promotor. ?Os defensores gostam do que fazem, mas reclamam sempre do salário que ganham?, reforça.
fora do patamar
Justificando a insatisfação do defensor público com o salário, ela disse que é porque ele não ganha o que manda a Constituição, que seria o mesmo patamar do Poder Judiciário e da Magistratura. ?Infelizmente, o defensor publico do Ceará tem um salário dos mais baixos do Brasil?, enfatiza ela, que foi a Palmas para assistir à posse de Marcelo Tomás ao cargo de defensor público geral de Tocantins.
Gomes informa que tão logo o governador Cid Gomes volte das férias, vai solicitar a ele a reposição dois oito defensores chamando o mesmo número de aprovados no último concurso. Ela lembra que há um compromisso do governador para repor ao quadro os defensores que saírem, os aposentados e de outros problemas. Informa que existem ainda 56 candidatos aprovados que estão aguardando chamada.
Francilene lembra que desse total, 18 pediram para ficar no final da fila, porque já não têm o interesse de assumir o cargo devido os baixos salários. Com interesse de assumir o cargo, segundo ela, existem 38 defensores que estão aguardando a decisão do governador de convocá-los. Ela informa que no Ceará existem mais de 130 vagas para defensor público e entrando agora os aprovados ainda ficarão muitas vagas abertas.