Conteúdo da Notícia

Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realiza aula de direção defensiva e evasiva

Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realiza aula de direção defensiva e evasiva

Ouvir: Curso de Segurança Pessoal para Magistrados realiza aula de direção defensiva e evasiva

Juízes da Justiça cearense participaram, nesta sexta-feira (14/12), de aula sobre Direção Defensiva e Evasiva – Teoria e Prática. A disciplina foi ministrada no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A capacitação faz parte do Curso de Segurança Pessoal, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/Ce).
Para o juiz Irandes Bastos Sales, da 1ª Turma Recursal do Fórum Dolor Barreira, os ensinamentos passados na disciplina são muito importantes, “não só para nossa segurança, mas também de nossos familiares e de pessoas a nossa volta”. O magistrado também parabenizou o Tribunal, a Associação e a Polícia Militar pela capacitação. “Eu realmente me surpreendi com o nível dos oficiais e das técnicas ensinadas”.
O curso de direção defensiva foi ministrado pelo sargento PM Valentim. O militar explicou que a disciplina priorizou o ensinamento de técnicas de pilotagem e manobras de fuga. “O objetivo é agir com prevenção, e quando se age com prevenção, se tem 95% de chances de ter êxito, até mesmo para evitar acidentes de trânsito. Tudo é pensado para minimizar riscos. É algo que se vai usar para o resto da vida”, disse.
Os magistrados também assistiram aulas sobre Atentados – Histórico, Definição, Tipos, Motivação, Exemplos no Mundo, Organizações Criminosas no Brasil; Gerenciamento de Crises; Ações de Inteligência na Proteção da Autoridade Judicial; Noções de Defesa Pessoal; Ações para proteção de Autoridade Judicial; Noções de Primeiros Socorros; Fundamentos e Técnicas de Tiro – Teoria; e Prática de Tiro.
As aulas, que tiveram início no último dia 6, ocorreram na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Universidade de Fortaleza (Unifor), Clube de Tiro Gun House, além do Autódromo. Esta foi a primeira edição do curso, que contou com 44 horas-aula. A grade de disciplinas foi planejada pela Assistência Militar do TJCE.