Conteúdo da Notícia

Escola da Magistratura do Ceará lança novo volume da Revista Themis

Escola da Magistratura do Ceará lança novo volume da Revista Themis

Ouvir: Escola da Magistratura do Ceará lança novo volume da Revista Themis

Magistrados, servidores do Judiciário e alunos de pós-graduação da Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec) participaram do lançamento do novo volume da Revista Themis. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (14/12), no auditório da Escola e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo.
O diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira, e o coordenador-geral da instituição, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, apresentaram a edição, que tem sete artigos científicos, sendo cinco de autorias nacionais e dois de doutrina estrangeira. “É um orgulho muito grande para nós, lançarmos o segundo número da Revista Themis, neste ano. A publicação é bastante procurada, inclusive, já está disponível edital permanente de convocação de artigos para o próximo número, no ano que vem. Esperamos continuar tendo essa oportunidade de publicar a Revista semestralmente com temas tão relevantes”, enfatizou o diretor.
Um dos textos foi escrito por Julio Celestino, aluno de pós-graduação em Processo Civil da Esmec. O artigo tem o título “Breves Notas Acerca do Instituto Jurídico do Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes”. Para o autor, o assunto merece discussão diante do quadro de desemparo no qual se encontram alguns jovens. “Acredito ser oportuno abordar o tema e dar a ele uma compreensão mais ampla, dando enfoque maior diante da realidade do Estatuto da Criança e do Adolescente.”
Também presentes, o presidente da Comissão de Informática do TJCE, desembargador José Tarcílio Sousa da Silva; e o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua. O volume 16.2 da Themis, lançado nesta sexta-feira, está disponível no site da Esmec.
REVISTA THEMIS
O periódico científico recebe e publica artigos relacionados à Justiça, gestão pública, educação, direitos humanos e políticas públicas. A Esmec recebe os trabalhos no decorrer de todo o ano, por meio de formulário. Após isso, são submetidos à banca de pareceristas e avaliados por meio de sistema em que o avaliador não sabe quem é o autor.
A Themis está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nas categorias B4 (referente à área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo) e B5 (área do Direito) do Qualis.