Conteúdo da Notícia

Crianças e adolescentes em situação de acolhimento participam de live de encerramento das férias promovida pelo TJCE

Ouvir: Crianças e adolescentes em situação de acolhimento participam de live de encerramento das férias promovida pelo TJCE

Apresentações de desenhos, dança, música, poesia e atividades circenses marcaram a tarde de 310 crianças e adolescentes que vivem em 19 unidades de acolhimento. Nesta quinta-feira (29/07), eles participaram de uma live de encerramento das férias, iniciativa da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública à Infância e Juventude (Nadij) e grupo de pessoas da sociedade civil.

“Conseguimos adaptar nosso projeto Acolhimento em Férias para esse cenário de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. A live foi a forma que encontramos para manter os vínculos com as crianças e os adolescentes acolhidos, mostrar que nos interessamos pela rotina deles, além de estimular a prática de atividades artísticas e culturais”, destacou Dina Cezar, secretária executiva da Cejai.

A titular do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública à Infância e Juventude (Nadij), Ana Cristina Teixeira Barreto, ressaltou que “estamos atravessando um momento delicado e inesperado com a pandemia que atingiu a todos. Com nossos meninos e meninas não foi diferente; impossibilitados de saírem, de irem à escola, é natural surgirem sentimentos de tédio, ociosidade e ansiedade. Pensando nisso, imaginamos um momento lúdico, de diversão e alegria que, ao mesmo tempo, pudesse compartilhar as boas práticas das unidades, os talentos de nossas crianças e adolescentes”.

A defensora pública acrescentou que a “preocupação é com a promoção dos direitos e bem-estar de nossas crianças, em sentido amplo. Levamos muito a sério a saúde mental, o afeto, o carinho e o direito, sobretudo, de ser criança. Brincar é coisa séria, a diversão, a alegria são essenciais para a alma, para o desenvolvimento humano, para a socialização, para a dignidade e, sobretudo, para o sentimento de felicidade. Poder contribuir com momentos assim, é mais que um compromisso, é uma troca de sentimento, de afeto e de carinho. Tudo faz mais sentido se feito com amor e cuidado”.

O evento ocorreu em ambiente virtual fechado para convidados, por meio da plataforma Webex, e também contou com a colaboração da servidora Elizabeth Matos, da Coordenadoria de Educação Corporativa da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE. Além das atividades lúdicas e do momento de diálogo com as equipes da Cejai e do Nadij, a programação contou com o momento do lanche, previamente doado pelos voluntários a cada instituição.

PROJETO ABRIGAR

Ainda durante a live, o superintendente regional do Trabalho no Ceará, Fábio Zech, anunciou que neste segundo semestre serão abertas novas vagas de estágio remunerado aos adolescentes acolhidos que têm a partir de 14 anos. A iniciativa integra o projeto “Abrigar”, que também oferece capacitação com conteúdo adaptado aos jovens. Caberá às instituições informar a quantidade de acolhidos que poderão participar.

Instituído em 2018, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ações de promoção de políticas de atendimento às necessidades da Infância e da Juventude, oferecendo a oportunidade da primeira experiência profissional a adolescentes e aos jovens em situação de acolhimento institucional, por meio de contratos de aprendizagem especiais, com formação teórica e prática.

O “Abrigar” é fruto de acordo de cooperação técnica interinstitucional entre o TJCE, a Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRT/CE); Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS/CE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) e o Ministério Público do Ceará (MPCE).