Conteúdo da Notícia

Corregedoria inicia trabalhos na 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza

Corregedoria inicia trabalhos na 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza

Ouvir: Corregedoria inicia trabalhos na 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará iniciou, nesta quarta-feira (23/08), mais uma etapa do ciclo de inspeções nas unidades judiciárias de Fortaleza, dessa vez na 11ª Vara da Fazenda Pública, no Fórum Clóvis Beviláqua. A abertura dos trabalhos foi presidida pelo corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo. O magistrado explicou que tem “ido fiscalizar às unidades no intuito de solucionar possíveis problemas ou queixas, sempre em busca de uma melhor prestação jurisdicional”.
Na ocasião, o corregedor-geral ressaltou o exemplo a ser sempre dado pelos juízes. “Cada magistrado deve procurar dar o máximo possível pela Justiça. A única coisa que levamos na morte é aquilo que deixamos em vida. É o exemplo do trabalho, do comportamento e da idoneidade. Então você não pode punir os outros, separar o joio do trigo, se não dá bom exemplo, na vida pessoal e na pública. No Fórum, o juiz deve ser o primeiro a chegar, deve todo dia estar lá. Como pode haver comandados sem um comandante? Como os servidores têm estímulo e incentivo para trabalhar sem um juiz presente para orientar e aconselhar?”, ponderou o desembargador.
No entanto, o magistrado destacou que tem se surpreendido positivamente com as inspeções e também com as visitas que vem sendo realizadas. “A quase totalidade dos nossos juízes é boa, alguns excelentes. O que eu afirmo, sem medo de errar, é que 98% dos juízes do Ceará são muito bons. Há uma pequena margem que estamos tentando corrigir. Da mesma maneira que estamos vindo às vezes com reclamações, denúncias e representações, estamos vindo para reconhecer, chamar o juiz e parabenizar, dizendo que as informações que recebemos não correspondem com a realidade”, enfatizou.
Também estiveram presentes o diretor e a vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, os juízes José Ricardo Vidal Patrocínio e Ijosiana Cavalcante Serpa; o juiz titular da vara inspecionada, Carlos Rogério Facundo; servidores da unidade e os juízes corregedores Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, Roberto Soares Bulcão Coutinho, Henrique Lacerda de Vasconcelos e Flávio Vinícius Bastos Sousa (que têm trabalhado numa sala cedida pela Diretoria do Fórum especialmente para a atividade).
INSPEÇÕES NO INTERIOR
Neste mês de agosto, o corregedor-geral encerra o primeiro ciclo de inspeções na Capital, destinando os meses de setembro, outubro e novembro, prioritariamente, para a fiscalização em unidades judiciárias do Interior do Estado, conforme Portarias nºs 59, 60 e 61/2017, publicadas no Diário da Justiça nessa terça-feira (22/08).
CRONOGRAMA
Setembro
1ª Vara de Pacatuba – 1ª, 2ª, 3ª Varas e Juizado Especial de Crateús – Vara Única de Independência – Vara Única de Pindoretama – 1ª, 2ª e 3ª Varas de Maranguape – 1ª e 2ª Varas de Mombaça – Vara Única de Solonópole, Pedra Branca e Aracoiaba – 2ª Vara de Pacatuba, Lavras da Mangabeira, Cedro e Baixio – Vara Única e Juizado Especial de Icó – Orós – 1ª e 2ª Varas de Aquiraz – 1ª Vara de Várzea Alegre – Jucás – Juizado Especial de Iguatu – 1ª e 2ª Varas de Acopiara – Vara Única de Guaiuba – Vara Única de Redenção – Vara Única de Acarape – Meruoca – 1ª e 2ª Varas de Massapê – Alcântaras – Senador Sá – Itarema – Acaraú – 1ª Vara Criminal de Sobral e Miraíma.
Outubro
1ª e 2ª Varas de Boa Viagem – 1ª, 2ª Varas e Juizado Especial de Baturité – 1ª, 2ª e 3ª Varas de Eusébio – 1ª e 2ª Varas de Limoeiro do Norte – Vara Única de Tabuleiro do Norte – Vara Única de Jaguaribe – Vara Única Vinculada de São João de Jaguaribe, São Gonçalo do Amarante e Trairi – 1ª, 2ª e 3ª Varas de Itapipoca – Guaraciaba do Norte – Carnaubal – Croatá – Frecheirinha – Mucambo – Graça – Reriutaba e Morrinhos.
Novembro
1ª, 2ª, 3ª Varas e Juizado Especial de Tauá – Vara Única de Quiterianópolis – Vara Única de Assaré – Comarca Vinculada de Tarrafas – Vara Única de Antonina do Norte – Vara Única de Campos Sales – Comarca Vinculada de Salitre – 1ª e 2ª Varas Criminais do Crato – 1ª e 2ª Varas de Itapajé – Vara Única de Umirim – Vara Única de Caridade – Comarca Vinculada de Paramoti – Vara Única de Uruburetama – Comarca Vinculada de Tururu – Bela Cruz – Marco – Cruz e 1ª Vara Cível de Sobral.