Conteúdo da Notícia

Corregedoria discute medidas de atendimento de defensores públicos aos réus presos

Corregedoria discute medidas de atendimento de defensores públicos aos réus presos

Ouvir: Corregedoria discute medidas de atendimento de defensores públicos aos réus presos

A corregedora-geral da Justiça do Ceará, desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, realizou reunião nesta quarta-feira (19/10) para discutir melhorias para o contato entre réu preso e o defensor público após a citação e durante a instrução processual. Participaram do encontro com o juiz José Krentel Ferreira Filho, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, o juiz Eduardo de Castro Neto, coordenador das Varas Criminais da Capital, e representantes da Defensoria Pública do Estado.
A medida atende recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que solicitou aos Tribunais brasileiros informações sobre o cumprimento das medidas apresentadas pelo Plano de Gestão das Varas Criminais e de Execução Penal.
Os representantes da Defensoria Pública ressaltaram a importância de garantir ao réu o contato reservado durante a instrução processual, bem como nas audiências. O juiz José Krentel Ferreira Filho disse que será avaliada a possibilidade de viabilizar maior espaço físico para melhorar o atendimento.
Também presentes à reunião os juizes corregedores auxiliares Antônio Pádua Silva e Francisco Jaime Medeiros Neto, o diretor do Núcleo de Apoio ao Preso Provisório (Nuap), Emerson Castelo Branco, a corregedora da Defensoria Pública, Benedita Bastos Damasceno, e os defensores públicos Silvério Átalo Batista e Leonardo Antônio de Moura Júnior.